Basler BT-67 ‘gunship’ para as Filipinas
O Jane’s noticiou que a empresa americana Basler Turbo Conversions está oferecendo seu avião “gunship” BT-64 para as Filipinas já que o país procura um substituto para os seus velhos Rockwell OV-10 Bronco.
O BT-67 é essencialmente uma conversão turboélice do velho Douglas DC-3 Dakota equipado com sistemas atualizados, tais como aviônicos digitais, um cockpit de visão noturna compatível com night vision goggles (NVG), radar meteorológico, e um sensor infravermelho (FLIR). Ele está sendo oferecido como uma plataforma multifunção que não só desempenha o papel de ataque ao solo do OV-10, mas também pode cumprir os requisitos de transporte, vigilância, evacuação aeromédica, e de patrulha marítima da Força Aérea Filipina (PAF).
De acordo com a Basler Turbo, o BT-67 oferece uma configuração flexível, dependendo da missão, capacidade de decolagem e aterragem curta em pistas não preparadas (STOL), fácil acesso a peças e vulnerabilidade reduzida à sistemas de defesa antiaérea portáteis (MANPADS), por conta das aberturas de escape dos motores Pratt & Whitney Canada PT6A-67R serem inclinados sobre as asas.
O BT-67 baseia-se, sem dúvida, na fuselagem mais comprovada na história da aviação, com o DC-3 entrado em serviço originalmente em meados da década de 1930. As especificações de desempenho para a variante turboélice da Basler dão-lhe capacidade para voar com 4.500 kg de carga a mais de 650 milhas náuticas (ou 1.200 kg a mais de 1.875 milhas náuticas com tanques de longo alcance, e um volume de cabine 35 metros cúbicos. O avião tem uma velocidade de cruzeiro de 210 nós e um teto de 13.000 pés serviço.
Já em uso pelas forças aéreas da Colômbia (gunship), El Salvador (transporte), Guatemala (transporte), Mali (transporte), Mauritânia (vigilância), Tailândia (investigação científica) e pelo Departamento de Estado dos EUA (transporte e vigilância), as entregas para as Filipinas poderiam começar um ano após a assinatura do contrato.
O governo das Filipinas está definido para relançar o seu programa de substituição do OV-10 Bronco com uma nova solicitação de propostas (RFP) a ser emitida nos próximos meses.