Drone QF-16 atinge capacidade operacional inicial (IOC)

12

O Air Combat Command (ACC) da Força Aérea dos EUA declarou a capacidade operacional inicial (IOC) do alvo aéreo QF-16 de escala plena, em 23 de setembro.

A decisão foi aprovada pelo general Hawk Carlisle, comandante do ACC, para o total de 15 drones QF-16 atualmente disponíveis para as operações de alvo aéreo. Os jatos estão baseados na Tyndall AFB e voados pelo 82nd Aerial Target Squadron (ATRS) da 53rd Wing.

O 82nd ATRS é o único operador de alvos aéreos em escala plena no Departamento de Defesa. De acordo com a lei dos EUA, Título 10, Seção 2366 do Código dos EUA, um sistema de mísseis deve ser submetido a testes de letalidade antes que possa entrar em produção em grande escala. O 82nd ATRS mantém exclusiva capacidade do DoD para executar a exigência do Título 10 através do programa FSAT.

O QF-16 introduz as capacidades de combate de 4ª geração na missão de alvo aéreo. Ele mantém todas as capacidades inerentes do F-16 padrão, incluindo voo supersônico e manobrabilidade em 9G.

“Este avanço na capacidade estrutural, combinado com pods eletrônicos avançados, nos permitirá testar adequadamente e avaliar nossas aeronaves de 5ª geração e suas armas”, disse o tenente-coronel Matthew Garrison, comandante do 82nd ATRS.

O novo alvo aéreo foi colocado para substituir o QF-4, que voou sua última missão não tripulada em 17 de agosto na Holloman AFB, Novo México. O QF-4 vai se aposentar oficialmente em dezembro.

O 82nd ATRS é uma unidade separada geograficamente da 53rd WG sediada na Eglin AFB. Como a única ala de teste operacional para a Força Aérea dos EUA, a 53rd WG desenvolve, testa, avalia e oferece recursos eficazes e sustentáveis de combate para aperfeiçoar a letalidade e a capacidade de sobrevivência das forças de combate dos EUA.

FONTE: USAF

wpDiscuz