Rússia testa seus caças de quinta geração Sukhoi PAK FA

67

Por Gleb Fedorov

O Sukhoi PAK FA (T-50) é o primeiro avião de caça de quinta geração da Rússia. Seus principais rivais são os F-35 e F-22 dos Estados Unidos e Chengdu J-20 e Shenyang J-31 da China. A aeronave T-50 custa cerca de US$ 50 milhões.

Funcionários do Ministério da Defesa russo dizem que seis aeronaves T-50 estão em fase de testes. A aeronave provavelmente será incorporada às forças aeroespaciais russas em 2017.

Em maio, o Comandante-em-Chefe Viktor Bondarev das forças aeroespaciais russos disse a repórteres que o T-50 é “realmente uma máquina maravilhosa.” Ele disse: “Sua pilotagem, características de navegação e outras habilitam-no a detectar outras aeronaves a uma distância muito longa … é inigualável neste quesito. Temos algo para se orgulhar, e temos prazer que tal máquina esteja chegando para nós.”

O projeto do PAK FA usa tecnologias estabelecidas a partir do MiG 1.44 e Su-47. O avião de caça de quinta geração tem o seu motor do primeiro e adquiriu tecnologia para a fabricação de peças em compósitos a partir do último.

Muitos componentes do novo caça foram criados durante o processo de modernização do Su-27, que em suas últimas versões – Su-30SM e Su-35S – aproximaram-se das capacidades de quinta geração.

No início dos anos 2020, o PAK FA poderá receber um sistema de radar baseado em fotônica usando tecnologia de matriz ativa faseada rádio-óptica (conhecido pela sigla russa ROFAR). Ele deve ser capaz de detectar aeronaves “stealth” a distâncias superiores ao alcance de mísseis ar-ar.

FONTE: Russia Beyond the Headlines

wpDiscuz