Jatos L-15 de Zâmbia em exibição na AAD 2016

93

L-15 da Zâmbia

O Jane’s noticiou que a entrega do primeiro dos novos jatos chineses HAIC L-15 de Zâmbia foi confirmada durante a exposição Africa Aerospace & Defence (AAD), realizada na África do Sul entre 14-18 de setembro, quando dois aviões foram exibidos na mostra.

Um funcionário da China National Aero-Technology Import & Export Corporation (CATIC), que promoveu a aeronave no show, foi relutante em discutir os números envolvidos, mas disse ao Jane’s que o primeiro lote de “mais de dois” L-15 chegaram a Zâmbia em julho e os restantes deverão ser entregues no início de 2017. A CATIC informou em 2014 que Zâmbia tinha encomendado seis L-15s.

Foi confirmado durante o evento que Zâmbia está recebendo a versão de ataque L-15AFT (attack/fighter/trainer) ao invés do L-15AJT (advanced jet trainer), que recentemente entrou em serviço com a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) como JL-10.

Um oficial de Zâmbia informou que as aeronaves estão sendo baseadas em Lusaka e operadas pelo Esquadrão 15 do Comando de Defesa Aérea.

Apesar do nome do comando, ele ressaltou que os L-15AFT da ZAF serão usados em papéis tanto de defesa aérea como ataque, dizendo que Zâmbia encomendou um leque completo de armas.

No papel ar-ar, estão mísseis ar-ar de curto alcance PL-5E nos cabides mais externos. As armas ar-terra incluem um pod com canhão de 23 mm PC-2AI no cabide central e uma combinação de casulos HF-18D para foguetes de 57 mm, bombas de 250 kg ou 500 kg e mísseis ar-superfície nos quatro pontos duros nas asas.

Foi informado também que a ZAF encomendou bombas guiadas LS-6 por GPS/INS e mísseis ar-superfície YJ-9E. Esta última é a versão de exportação do TL-10 da China.

NOTA DO PODER AÉREO: tratamos aqui pela primeira vez do jato chinês L-15 em 2008, neste post.

wpDiscuz