Índia e Rússia detalham produção conjunta de caça de quinta geração

51

FGFA

Por Manu Pubby

NOVA DÉLHI — Depois de vários meses de negociações agitadas sobre detalhes técnicos, Índia e Rússia estão prontas para um acordo detalhado de trabalho compartilhado para a produção conjunta de um avião de caça de quinta geração (FGFA). A Rússia vai agora compartilhar novas tecnologias críticas de aeronaves de nova geração como parte de um acordo que incluiria a produção de mais de 100 caças na Índia.

Também se espera que os dois países possam incorporar uma nova empresa até outubro para a produção de helicópteros leves Kamov Ka 226, o que implicaria a participação significativa do setor privado.

Ambos os projetos foram acelerados adiante da reunião de cúpula indo-russa em Goa no próximo mês, que será atendida pelo presidente Vladimir Putin.

Funcionários informados sobre as negociações em curso contaram ao Economic Times que o programa FGFA em particular vai render ricos dividendos para a Índia devido ao grande salto de tecnologia em oferta.

“A partir de um documento preliminar que era de apenas duas dúzias de páginas, chegaram a um acordo sobre um plano detalhado de 650 páginas que especifica exatamente tudo o que será compartilhado”, disse o oficial.

Ao contrário do passado, quando um acordo geral foi assinado na compra de caças como o contrato do Su-30 MKI, desta vez os negociadores indianos foram profundamente em detalhes no plano de produção conjunta.

O projeto FGFA teve um impulso no ano passado com o ministro da Defesa Manohar Parrikar, depois de estar à beira do colapso.

A assinatura do acordo de compartilhamento de trabalho é esperada para breve, com a Índia comprometendo-se a investir US$ 4 bilhões ao longo dos próximos anos para desenvolver uma versão feita sob medida do caça. Uma das principais preocupações do lado indiano foi o desenvolvimento de um novo motor a jato para o caça e seu pacote de armas.

A Índia já gastou US$ 300 milhões em um contrato de projeto preliminar para o projeto com a Rússia, que foi concluído em Junho de 2013.

Joint Venture para o helicóptero Fabricação

Na fase inicial, HAL e Russian Helicopters vão criar uma empresa conjunta, mas do lado indiano está claro que um parceiro do setor privado será trazido numa fase posterior para ajudar o projeto.

A Kalyani Strategic Systems baseada em Pune é apontada para esta parceria para a fabricação de motores de helicópteros do KA 226.

No contrato de helicóptero, disseram que o trabalho está sendo acelerado para garantir que uma nova empresa conjunta seja incorporada no momento em que as conversações de nível de cimeira começarem.

FONTE: Economic Times

wpDiscuz