Philco General Electric Sidewinder I na asa de um Skyraider

Philco General Electric Sidewinder I na asa de um Skyraider. Observar como o míssil era rudimentar comparado aos Sidewinder atuais

11 de setembro de 1953: O míssil ar-ar experimental Philco / General Electric XAAM-N-7 “Sidewinder” guiado por calor fez seu primeiro “kill” quando passou a 2 pés (0,6 metros) de um avião-alvo rádio-controlado Grumman F6F-5K Hellcat, na China Lake Naval Test Station. O míssil foi disparado de um Douglas AD-4 Skyraider pilotado pelo capitão-tenente Albert Samuel Yesensky, da Marinha dos Estados Unidos, o diretor da Guided Missile Unit SIXTY-ONE (GMU-61).

XAAM-N-7 Sidewinder montado na asa do Skyraider

O Sidewinder foi mais tarde redesignado AIM-9. Ele entrou em serviço em 1956 como o AIM-9B e tem sido a arma de caça principal há mais de 60 anos no Ocidente, sendo aperfeiçoado a cada versão. A atual AIM-9X, custa US$ 420 mil a unidade.

O AIM-9 Sidewinder é um míssil Mach 2.5+, equipado com um buscador de infravermelho para rastrear a assinatura de calor da aeronave alvo. (Os drones Hellcat utilizados no teste inicial tinha “flares” montados nas pontas das asas para dar ao míssil experimental um alvo mais quente).

Esta sequência mostra os efeitos de um acerto em um drone F6F-5K por um míssil experimental XAAM-N-7 Sidewinder

Família AIM-9

wpDiscuz