B-52H ressuscitado retorna ao voo depois de sete anos no deserto

17

Um Boeing B-52H da USAF voltou a voar depois de passar sete anos estacionado no armazenamento no deserto do Arizona.

O Stratofortress regenerado, apelidado de “Ghostrider”, completou o primeiro voo em 30 de agosto na Tinker AFB, Oklahoma, subindo para o céu sem uma pintura nova.

O Centro de Logística Aérea da base foi encarregado de restaurar a navegabilidade do B-52H aposentado, revertendo uma viagem que normalmente é só de ida para as velhas aeronaves militares ao “cemitério” da Davis-Monthan AFB perto de Tucson, Arizona.

B-52G no cemitério de aviões. Normalmente o caminho é só de ida, acabam sendo desmanchados e vendidos como sucata

A força aérea usará o “Ghostrider” para substituir outro B-52H severamente danificado por um incêndio em 2014, restaurando a frota de bombardeiros estratégicos para níveis aprovados. A USAF mantém uma frota de 58 aviões B-52 na ativa e mais 18 em unidades de reserva.

O “Ghostrider”, número de cauda 61-007, chegou à Tinker no último outono antes de entrar no primeiro ciclo de manutenção programado de depósito em 12 anos.

O Centro de Logística Aérea pretende concluir mais alguns voos do B-52H em Tinker, antes de entregar o bombardeiro a um esquadrão operacional em Minot AFB, North Dakota.

FONTE: Flightglobal

wpDiscuz