8 anos de Poder Aéreo: eu também faço parte dessa história
Por Rodrigo Schimidt Miranda
Parabéns pela essa bela empreitada que comemora 8 anos!!!
Descobri o blog logo em seus primeiros dias de vida, pois sempre me interessei pelo assunto. Visitava com frequência outros endereços eletrônicos, porém, nunca estava satisfeito com o conteúdo que esses meios publicavam, então, buscava incessantemente um novo ponto de leitura que não me decepcionasse.
Foi em então que encontrei o blog, novinho em folha, poucas matérias ainda, poucos comentários, porém, assuntos interessantíssimos e pontuais. Logo foram chegando os comentaristas; alguns com comentários polêmicos, outros engraçados, mas no geral, mais instrutivos quanto as próprias matérias publicadas. Percebi que a página havia se tornado leitura necessária, quando já estava adicionada nos favoritos de todos “computs” que eu utilizava (trabalho, faculdade e etc). Inclusive (um fato curioso), é que em 2008, na Cruzex, eu estava lá em Fortaleza, mas em lua de mel, logo, desfrutava das praias e vira e mexe (pouco antes do exercício), via a movimentação de F5 na na antiga casa do Esquadrão Zagal, depois acompanharia tudo pelo “Poder Aéreo”.
Pouco depois, veio a mídia impressa e aí, o vicio estava completo, inclusive adquirindo o DVD de pousos e decolagens.
Me interesso pela aviação militar desde pequeno, pois via com frequência os famosos Xavantes pousando e decolando da BASP, antes do aeroporto de Cumbica. Perguntava ao meu pai do que se tratava e ele me explicava (da forma dele) o que se tratava aqueles “caças” e me explicava que em Brasilia existia um tal de Mirage que protegia o Brasil. Em 93 fui morar praticamente debaixo do radar da BASP (ficava vendo ele rodar a poucos metro da janela do meu quarto) e em 97 fui estagiar nas operações do aeroporto e da BASP e neste ano, posso garantir que foi um dos mais incríveis e emocionantes da minha vida. Por ironia do destino, não permaneci lá, mas continuei trabalhando com movimentadores de fluxo, sistemas pentapá, turbinas e outros.
Hoje sou professor universitário, especialista em projeto e em engenharia de produção e muitas vezes, uso em minhas aulas, conhecimento adquirido nestes dias e não é raro, quando percebo a pertinência de um assunto, peço que meus alunos leiam algumas matérias do “Poder Aéreo”.
Desejo vida longa ao “Poder Aéreo” e espero que cada vez mais, seja esse veículo de discussões e opiniões que informam e divertem muito. Grande abraço à todos!!!
NOTA DO PODER AÉREO: você leitor que participa dos blogs Forças de Defesa e gostaria também de dar seu depoimento sobre sua participação na nossa história, envie seu texto com foto para o e-mail alexgalante@fordefesa.com.br