Northrop-T-X

A aposta da Northrop Grumman para a competição T-X da USAF foi revelada ao público no dia 19 de agosto, em Mojave, Califórnia.

Conhecido como Model 400, o jato da Northrop é propulsado por um único motor GE Aviation F404-102D com 17,200 lb (7.808 kg) de empuxo, de acordo com a base de dados de registro de aeronaves da US Federal Aviation Adminitration.

A empresa Scaled Composites, subsidiária da Northrop dedicado à prototipagem rápida e testes de voo, registrou a aeronave em 16 de Junho de 2015, mas o projeto foi mantido em segredo por vários meses.

Imagens do T-X no Twitter mostram uma aeronave com um estabilizador vertical único proeminente e uma seção de nariz semelhante ao T-38.

A Northrop revelou um modelo do conceito T-X para um pequeno grupo de jornalistas em meados de dezembro do ano passado, durante uma excursão na fábrica da empresa, nas proximidades de Palmdale.

A Northrop é um dos quatro concorrentes que estão competindo para substituir venerável T-38C da empresa como jato de instrução avançada da Força Aérea dos EUA.

A Raytheon está propondo a variante T-100 do jato M-346 Master da Leonardo. A Lockheed Martin está oferecendo uma versão modificada do monomotor Korea Aerospace/Lockheed T-50 Golden Eagle. A Boeing fez parceria com a Saab para oferecer um novo design, que não foi revelado.

A USAF planeja comprar mais de aeronaves 300 T-X durante a próxima década. Um pedido de propostas foi lançado para a indústria no mês passado.

FONTE: Flightglobal

wpDiscuz