Bombardeiro B-17F cai girando sobre a Europa após perder parte da asa direita

17 de agosto de 1943: Missão número 84. Um ano após o primeiro ataque da 8ª Força Aérea da USAAF na Europa com a seus bombardeiros pesados quadrimotores B-17 Flying Fortress, um ataque em massa de 376 aviões B-17 atingiu a fábrica de caças Messerschmitt Bf-109 em Regensburg, Alemanha, e fábricas de rolamento de esferas em Schweinfurt.

Voando sobre a Alemanha por mais de duas horas sem escolta de caças, 60 bombardeiros foram derrubados e 95, mesmo tendo conseguido retornar para bases em território Aliado, estavam tão danificados que nunca foram reparados. 55 tripulações aéreas (552 homens) foram listadas como desaparecidas em ação.

Dos 146 aviões B-17 da 4ª Ala de bombardeiros que atacaram Regensburg, 126 deixaram cair suas bombas, totalizando 298,75 toneladas, destruindo a fábrica e retardando seriamente a produção do caça Messerschmitt Bf 109. Após o ataque, a 4ª Ala de bombardeiros dirigiu-se para bases no norte da África. 122 aviões B-17 pousaram lá, metade deles danificada.

Bombardeiros B-17F sobre Schweinfurt

A 1ª Ala de bombardeiros enviou 230 aviões B-17 para Schweinfurt. Atrasos meteorológicos causaram o insucesso de dois ataques de distração planejados. O acúmulo de nuvens sobre o Continente forçou os bombardeiros a voar a 17.000 pés (5.182 metros), cerca de 10.000 pés (3.048 metros) mais baixo do que o planejado, aumentando a sua vulnerabilidade.

Apenas 183 bombardeiros alcançaram o alvo e lançaram 424,3 toneladas de bombas nas cinco fábricas na área-alvo. Em seguida, eles se dirigiram de volta para suas bases na Inglaterra, sob ataque de caças no caminho. A 1ª Ala de bombardeiros perdeu 36 aviões. Embora o ataque tenha cortado a produção de rolamentos de esferas em 34%, as perdas foram rapidamente repostas de estoques. As duas forças atacantes conseguiram derrubar 27 caças alemães.

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