Moderno avião espião russo Tu-214R é visto sobre a Síria
O mais moderno avião espião da Rússia Tupolev Tu-214R foi visto sobre a Síria escoltado por jatos caças Su-30SM. O TU-214R foi descoberto sobrevoando a província de Idlib na Síria.
De acordo com o site Flightradar24, o Tu-214R em junho de 2015 foi descoberto operando perto da fronteira com a Ucrânia. Em fevereiro de 2016, a aeronave foi enviada para o campo de pouso Hmeymim na Síria por um curto período de tempo, e em julho de 2016, ele foi visto perto da fronteira com a Finlândia, Estônia e Letônia.
O Tu-214R é uma versão especializada do avião de passageiros Tu-214, para missões ISR (Intelligence Surveillance Reconnaissance), de ELINT (Electronic Intelligence) e SIGINT (Signal Intelligence).
As antenas do Tu-214R podem interceptar os sinais emitidos pelos sistemas inimigos (radares, aviões, rádios, veículos de combate, celulares, etc.), de modo que pode construir a EOB (Ordem Eletrônica de Batalha) das forças inimigas: onde as forças inimigas estão operando, que tipo de equipamento utilizam e, por espionagem em suas comunicações de rádio/telefone, quem são e o que vão fazer em sua próxima ação.