Em 11 de agosto de 1986, um helicóptero Westland Lynx AH.1 modificado para demonstração, registro civil G-LYNX, pilotado por John Trevor Egginton (Chief Test Pilot) e Derek J. Clews (Flight Test Engineer), quebrou o recorde de velocidade absoluta para helicópteros da Fédération Aéronautique Internationale (FAI).

O recorde de 400,87 km/h (249,089 milhas/h) para helicópteros foi definido em um percurso em linha reta de 15 km (9,32 milhas), perto de Glastonbury em Somerset, Sudoeste da Inglaterra.

O helicóptero foi equipado com pás experimentais BERP no rotor principal e dois motores Rolls Royce Gem 60, com controle eletrônico de combustível digital e injeção de água-metanol, produzindo 1.345 cavalos de potência, cada um. O escape dos motores foi modificado para proporcionar 600 libras de empuxo.

O helicóptero usou a cauda horizontal e aletas verticais de um Westland WG-30 para aumentar a estabilidade longitudinal e aliviar o rotor de cauda. Em um esforço para reduzir o arrasto aerodinâmico, itens como escadas, antenas e limpadores de pára-brisas foram removidos.

Durante as corridas de velocidade, as pontas das pás do rotor alcançaram uma velocidade de Mach 0.97.

Quatro passagens sobre o percurso foram feitas a uma altitude de 500 pés (150 metros). Foi feita a média dos resultados das duas melhores passagens. Trinta anos mais tarde, o recorde oficial de velocidade continua de pé.

O G-LYNX fez seu primeiro voo em maio de 1979. Depois de definir o recorde de velocidade, o G-LYNX foi usado como um demonstrador e como plataforma de testes, antes de ser finalmente aposentado em 1992.

Em 2007, a AgustaWestland começou a restaurar o Lynx à sua configuração de recordista de velocidade, em um projeto que consumiu 25.000 homens-hora. O G-LYNX foi apresentado em 11 de Agosto de 2011, no 25º aniversário do voo do recorde mundial. Hoje, a aeronave está em exibição no The Helicopter Museum, em Weston-super-Mare, Somerset, Sudoeste da Inglaterra.

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