Réplicas do Flyer dos irmãos Wright caíram 5 vezes em uma década
A aparição de uma réplica do 14 bis de Santos Dumont na abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 reacendeu a polêmica com os americanos sobre quem teria realizado o primeiro voo com uma aeronave mais pesada do que o ar com meios próprios.
Um fato curioso sobre a questão é que os pilotos americanos estão tendo problemas para voar réplicas dos aviões dos “Irmãos Wright” hoje. Houve pelo menos 5 acidentes recentes sujeitos a inquérito da FAA (Federal Aviation Administration), dos quais alguns são descritos a seguir.
O piloto Ken Hyde da companhia Wright Experience em Warrenton, Va. bateu com seu modelo B 1911 em uma árvore em Maio de 2003 e sofreu alguns ferimentos.
Mais tarde, em novembro do mesmo ano, um de seus pilotos caiu com um Flyer 1903.
Em 2007, durante as comemorações do 102º aniversário do primeiro voo do Flyer, um modelo 1905 caiu em Huffman Prairie, em Dayton. O piloto Mark Dusenberry bateu no chão com uma asa ao fazer sua primeira volta e caiu com sua réplica.
Em 30 de julho de 2011 uma réplica do Flyer Model B batizada de “Silver Bird” caiu em Ohio, matando os dois pilotos.