Índia vai comprar mais 4 aviões P-8I Poseidon

32

Nova Deli entrou em um acordo para a compra de quatro Boeing P-8I adicionais de patrulha marítima

O negócio será conduzido sob o Foreign Military Sales (FMS) do governo dos EUA, e foi originalmente aprovado pelo Conselho de Aquisição de Defesa da Índia em julho de 2015, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

O negócio foi recentemente aprovado pela comissão do gabinete sobre segurança (CCS) e as entregas começarão dentro de três anos.

A encomenda para quatro P-8 adicionais custará cerca de US$ 1 bilhão, com a encomenda original de 2009 para oito aeronaves indexada em US$ 2,1 bilhões. A Boeing entregou o primeiro P-8I para a Marinha Indiana em maio de 2013 e as entregas foram concluídas em 2015. Todos as oito aeronaves estão agora totalmente operacionais e em emprego de longo alcance em missões de guerra antissubmarino (ASW), inteligência, vigilância, reconhecimento (ISR) e missões de apoio em alto mar e operações litorâneas.

O avião forneceu um impulso muito necessário para a capacidade de vigilância marítima da Marinha na região do Oceano Índico.

O P-8I é uma variante específica para a Índia do P-8A Poseidon, desenvolvido para a Marinha dos EUA. Ele retém o radar de vigilância APY-10 da Raytheon e o receptáculo de reabastecimento UARRSI. Específico para o P-8I é o radar traseiro Telephonics APS-143C (V) 3 e um “boom” detector de anomalias magnéticas (MAD) na cauda.

Ele pode ser armado com mísseis antinavio Boeing AGM-84L Harpoon Block II (ver foto), torpedos leves antissubmarino Raytheon Mk 54 e cargas de profundidade Mk-82. Os equipamentos fornecidos por empresas indianas inclui o interrogador IFF, Data Link 2 e sistema de impressão digital fornecido pela BEL e um transponder IFF fornecido pela Hindustan Aeronautics (ver gráfico acima).

O P-8I irá substituir a frota de oito TU-142ME atualizados de patrulha de longo alcance e antissubmarino, que têm quase três décadas de existência na Marinha. Os Tupolev TU-142MEs foram adquiridos em 1987-88 e usados para executar a guerra antissubmarino e outras missões de patrulha.

Os P-8 da Marinha são baseados na NAS Rajali, que está localizado em Arakkonam, cerca de 70 km ao largo de Chennai no estado Tamil Nadu no sul da Índia e são operados pelo esquadrão 312A da Aviação Naval Indiana (INAS).

FONTE: Flightglobal.com

wpDiscuz