F-35A destrói drone com míssil AIM-9X
O caça Lockheed Martin F-35A matrícula AF-03 lançou no dia 28 de julho um míssil Raytheon AIM-9X Sidewinder contra um drone, destruindo-o.
O caça identificou o alvo usando seus sensores do sistema de missão, passou a informação de rastreamento para o míssil montado na asa e permitiu que o piloto verificassse as informações de designação do alvo usando o visor com alta capacidade “off-boresight” montado no capacete.
O F-35 pode levar dois dos mísseis de curto alcance guiados por calor AIM-9X em suas asas. Em testes anteriores, o míssil AIM-9X foi lançado e explodiu perto do alvo antes de se autodestruir, conforme o plano de teste.
A aeronave também carregava um míssil Raytheon AIM-120C AMRAAM internamente, que o piloto empregou contra um outro drone, antes de lançar o AIM-9X. O alvo estava além do alcance visual e o AIM-120C foi dirigido como planejado para a auto-destruição antes do impacto.
O teste com o AIM-9X é um dos vários testes de munições do F-35 Joint Program Office, que inclui bombas de pequeno diâmetro, munições JDAM e AIM-120. Os testes vão ajudar a informar as correções do software BlocK 3F, que vai trazer a aeronave para a capacidade de combate completa em janeiro 2018.