A aeronave que tem o tamanho de um Boeing 737 vai ser usada para combater incêndios florestais e realizar missões de salvamento marítimo

Pequim lançou seu avião anfíbio AG600 feito em Zhuhai, que será usado para combater os incêndios florestais e realizar missões de salvamento marítimo, disse o governo chinês em comunicado que chamou a aeronave “um marco para o país.”

É o maior avião anfíbio do mundo, disse o governo, e tem o tamanho de um Boeing 737. Ele tem um peso de decolagem máximo de 53,5 toneladas e um alcance máximo de cerca de 2.800 milhas.

A longa aeronaves de 36,9 metros também tem uma autonomia máxima de 12 horas, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.

O AG600 tem uma envergadura de 38,7 metros e pode decolar e pousar como um avião comum, mas também pode pousar e decolar em extensões de água de pelo menos 1.490 metros, 198 metros de largura e 2,5 metros de profundidade, segundo a Xinhua.

A aeronave também pode coletar 12 toneladas de água em 20 segundos e transportar até 12 toneladas de água em um único tanque de combustível. É também capaz de resgatar até 50 pessoas longe da costa.

A aeronave representa quase sete anos de trabalho de um grupo de 70 fabricantes de componentes aeronáuticos e equipes de pesquisa de mais de 150 institutos em 20 províncias e municípios chineses.

O avião será principalmente orientado para o mercado doméstico, segundo a Xinhua.

wpDiscuz