O impacto da desativação do AT-26 Xavante na progressão operacional dos pilotos de caça da FAB

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Embraer EMB-326 Xavante (AT-26 na FAB)

O Tenente Coronel Aviador Marcelo ALVIM Agrícola produziu na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) um trabalho de pesquisa sobre o impacto da desativação do jato AT-26 Xavante na formação dos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira.

A pesquisa analisa em que medida a desativação do AT-26 Xavante influenciou na progressão operacional dos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), quando da sua transição para as aeronaves de alto desempenho (F-5M, F-2000 e A-1).

Foram levantados dados estatísticos das Unidades Aéreas que operam aeronaves de alta performance com a finalidade de mensurar o desempenho dos pilotos recém chegados, através de um formulário enviado aos chefes das Seções de Operações das respectivas Unidades.

Foram levantados também dados sobre as adaptações e modificações feitas nos Programas de Formação Operacional nessas Unidades, bem como verificado o número de pilotos afastados por baixo desempenho.

Todos esses dados foram colocados em gráficos, que mostraram a queda no desempenho dos pilotos desde 2005 até 2010. Dessa forma, ficou comprovada a hipótese de que com a desativação do AT-26 Xavante houve uma queda no desempenho operacional dos pilotos de caça quando de sua progressão operacional para aeronaves de alto desempenho.

Para ler o trabalho do Ten. Cel. Aviador Alvim, clique aqui.

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