Piloto de Gripen que se apresenta em Farnborough foi premiado no RIAT 2016
Apresentação do piloto Peter Fallen da Força Aérea Sueca, em caça Gripen C, recebeu na semana passada o troféu ‘Sir Douglas Bader’ no Royal International Air Tatoo 2016, realizado na Inglaterra
–
Em nota e fotos divulgadas na quarta-feira, 13 de julho, as Forças Armadas da Suécia informaram que apresentação realizada pelo piloto Peter Fallen da Força Aérea Sueca, em caça Saab Gripen C, recebeu na semana passada o troféu ‘Sir Douglas Bader’ no Royal International Air Tatoo 2016, realizado em Fairford, na Inglaterra. O evento está entre os maiores do mundo em shows aéreos. Na foto acima o piloto Peter Fallen, cujo apelido é “Starbutt”, testa em terra a memorização das manobras realizadas no ar, antes de se instalar na cabina do JAS 39 Gripen.
O mesmo piloto realiza nesta semana as apresentações aéreas do Gripen na feira aeronáutica de Farnborough, também na Inglaterra (clique aqui para acessar matéria com vídeos publicada hoje). Segundo a nota, concorrendo com Fallen para esse prêmio de “Best Individual Flying Display” (melhor apresentação aérea individual), estavam pilotos nos comandos de caças Typhoon, Rafale, F-16, F-22 e outras aeronaves.
Fallen, que é piloto da Ala F7 da Força Aérea Sueca, disse que a vitória é como “as Olimpíadas”. A sua apresentação com o caça Gripen foi vista por 160.000 visitantes e diversos “spotters” (fotógrafos de aviões) nas colinas fora da base britânica. Para o piloto, contudo, “não faz diferença se são 50 ou 500.000 espectadores, eu sigo completamente o programa.”
A delegação sueca da Ala F7, com dois caças JAS 39 C (do tipo monoposto, o mesmo usado na apresentação), um JAS 39 D (biposto, para exibição estática), além de pessoal e equipamentos trazidos num avião de transporte Hercules, chegou em Fairford em 6 de julho, sendo que nos primeiros dois dias a base ainda era preparada para o evento.
Entre as exibições no ar, o público mostrava bastante interesse no Gripen D exibido no solo, além de armas como as SDB (bombas de pequeno diâmetro) GBU-39, bombas GBU-49 guiadas a laser, pod designador de alvos, míssil ar-superfície RBS15 e mísseis ar-ar IRIS-T e Meteor. Sobre o Meteor, foi destacado que o Gripen é o primeiro caça a colocá-lo em serviço operacional.
Ainda segundo a nota das Forças Armadas da Suécia, as perguntas dos visitantes variavam bastante quanto aos conhecimentos mostrados e aos desafios que impunham às equipes destacadas para atendê-los, desde questões como “esse é o Draken?” até perguntas detalhadas sobre os armamentos exibidos e o caça.
Após o final do evento, no domingo, parte da equipe e dos itens em exibição voltaram à Suécia (caso do Gripen JAS 39 D) e parte seguiu para a feira de Farnborough, que começou no dia seguinte, e onde Fallen continua a realizar as exibições com o Gripen C.