Farnborough 2016: Embraer informa pedidos firmes e intenções de seus jatos comerciais
Kalstar Aviation assinou pedido firme e direitos de compra para 10 aeronaves E190-E2, Nordic Aviation Capital fez pedido firme para 4 jatos E190, e Arkia assinou carta de intenções para até 10 aviões E195-E2
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Na segunda-feira, 11 de julho, dia de abertura da feira aérea internacional de Farnborough 2016, a Embraer anunciou em sua página de notas à imprensa a assinatura de três acordos com companhias aéreas para pedidos firmes e intenções de seus jatos comerciais E190 (atual geração dos chamados E-Jets), E190-E2 e E195-E2. O evento aeronáutico, realizado na Inglaterra, vai até o dia 17.
Nordic Aviation Capital – A empresa Nordic Aviation Capital (NAC), que atua no mercado de leasing, fez um pedido firme para quatro jatos E190, geração atual dos chamados E-Jets da Embraer. Estas novas aeronaves, cujo contrato é estimado em 199 milhões de dólares (no atual preço de lista) se somarão a 69 E-Jets atualmente gerenciados pela NAC, globalmente. Os pedidos foram incluídos na carteira do segundo trimestre deste ano da Embraer.
Comentando esse pedido, John Slattery afirmou que “os E-Jets são uma ferramenta muito flexível, com uma vasta gama de aplicações, o que os torna muito atraentes tanto para as companhias aéreas como para empresas de leasing.” Um exemplo destacado pela empresa em sua nota à imprensa foi a entrega recente pela NAC, sob arrendamento, de um jato E190 à BA CityFlyer do Reino Unido, que elevou para dois o número de aeronaves da NAC atualmente operando sob leasing com a companhia aérea britânica.
O CEO da NAC, Søren M. Overgaard, afirmou que “os E-Jets em geral, e o E190 em particular, têm uma aceitação de mercado muito, muito boa”. Overgaard complementou: “Como líder no mercado de leasing, estamos sempre buscando o melhor avião para atender às necessidades dos nossos clientes e o E190, em virtude de seu excelente custo operacional, conforto para os passageiros e confiabilidade, é o avião ideal.”
Arkia Israeli Airlines – Também em 11 de julho, a Embraer anunciou em Farnborough uma Carta de Intenções (Letter of Intent – LoI) da companhia Arkia Israeli Airlines para até dez jatos E195-E2. Segundo a nota divulgada pela Embraer, a encomenda consiste em seis pedidos firmes e quatro direitos de compra, num contrato potencial de USD 650 milhões, se todos os direitos de compra forem exercidos, de acordo com o atual preço de lista.
Ainda segundo a Embraer, a Arkia irá configurar todos os E195-E2 em um confortável layout de classe única com 134 assentos. A companhia aérea opera atualmente quatro aviões da atual geração de E-Jets, sendo dois E190 e dois E195.
Nir Dagan, presidente & CEO da Arkia Israeli Airlines, afirmou sobre o negócio: “Com a melhor economia no segmento, o E195-E2 será o complemento perfeito para nossa frota. O alcance do E195-E2, de 2.450 milhas náuticas, permitirá à Arkia cobrir todos os seus destinos na Europa e lançar novos em todo o continente. Adicionalmente ao alcance, o E2 mantém o mesmo nível de conforto inigualável na cabine, o qual é muito apreciado pelos nossos passageiros.”
A Embraer ressaltou que, nos últimos anos, a Arkia aumentou a estrutura de rotas regionais e internacionais ao mesmo tempo em que introduziu os E-Jets para substituir a frota de turboélices servindo o popular resort de Eilat, no Mar Vermelho. Para a fabricante, os E-Jets são os aviões perfeitos para abrir novas rotas e os únicos jatos comerciais que operam em Dov, no aeroporto da cidade de Tel Aviv, o que é possível graças ao excelente desempenho de pista, a capacidade de manobra no solo e ruído reduzido.
Estimativas de mercado – A Embraer também divulgou em Farnborough as suas perspectivas de mercado (Market Outlook) de 2016 a 2035, detalhando as previsões da demanda de mercado para novos jatos nos próximos 20 anos. A empresa projeta demanda de 6.400 novos jatos no segmento de capacidade de 70 a 130+ assentos (2.300 unidades no segmento de 70 a 90 assentos e 4.100 unidades na categoria de 90 a 130 assentos), cujo valor é de aproximadamente USD 300 bilhões, até 2035.