E190-E2

Kalstar Aviation assinou pedido firme e direitos de compra para 10 aeronaves E190-E2, Nordic Aviation Capital fez pedido firme para 4 jatos E190, e Arkia assinou carta de intenções para até 10 aviões E195-E2

Na segunda-feira, 11 de julho, dia de abertura da feira aérea internacional de Farnborough 2016, a Embraer anunciou em sua página de notas à imprensa a assinatura de três acordos com companhias aéreas para pedidos firmes e intenções de seus jatos comerciais E190 (atual geração dos chamados E-Jets), E190-E2 e E195-E2. O evento aeronáutico, realizado na Inglaterra, vai até o dia 17.

Kalstar Aviation – A operadora regional da Indonésia, assinou pedido firme para até 10 jatos E190-E2, segundo a empresa, divididos num pedido firme para cinco aeronaves e cinco direitos de compra para o mesmo modelo, elevando o potencial total do pedido para até dez jatos. A encomenda tem valor estimado de USD 582 milhões, a preço de lista atual, se todos os direitos de compra sejam confirmados.

A transação será incluída na carteira de pedidos da Embraer do terceiro trimestre de 2016, com início das entregas programado para o primeiro trimestre de 2020. Segundo John Slattery, presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial, “a Kalstar Aviation tomou um caminho diferenciado no mercado indonésio, utilizando os E-Jets da geração atual, e logo os E2s, para crescer seu negócio de forma sustentável e de proporcionar aos seus passageiros uma experiência de cabine sem precedentes”. O executivo completou: “O jato E190-E2 promete ser o melhor avião de sua categoria e irá proporcionar à Kalstar Aviation ainda maior eficiência.”
De sua parte, o CEO da Kalstar Aviation, Andi Masyhur, afirmou: “Estamos ansiosos pelo melhor desempenho operacional que o E190-E2 trará, mantendo um alto nível de comunalidade da cabine com os atuais E-Jets. Isto significa uma transição fácil para os nossos pilotos quando operarem ambos, os E-Jets da geração atual e os E-Jets E2. Os comentários de passageiros têm sido muito positivo sobre os E-Jets operamos atualmente e estamos ansiosos para impressioná-los ainda mais com os novos E190-E2 nos próximos anos.”
Ainda segundo o informe da Embraer, a Kalstar Aviation, em homenagem a ‘Kalimantan Star’, tem transportado passageiros para cidades na província de Kalimantan, uma área conhecida pela mineração e agricultura. A companhia aérea opera atualmente um E190 e dois E195 em rotas domésticas na Indonésia.

Nordic Aviation Capital – A empresa Nordic Aviation Capital (NAC), que atua no mercado de leasing, fez um pedido firme para quatro jatos E190, geração atual dos chamados E-Jets da Embraer. Estas novas aeronaves, cujo contrato é estimado em 199 milhões de dólares (no atual preço de lista) se somarão a 69 E-Jets atualmente gerenciados pela NAC, globalmente. Os pedidos foram incluídos na carteira do segundo trimestre deste ano da Embraer.

Comentando esse pedido, John Slattery afirmou que “os  E-Jets são uma ferramenta muito flexível, com uma vasta gama de aplicações, o que os torna muito atraentes tanto para as companhias aéreas como para empresas de leasing.” Um exemplo destacado pela empresa em sua nota à imprensa foi a entrega recente pela NAC, sob arrendamento, de um jato E190 à BA CityFlyer do Reino Unido, que elevou para dois o número de aeronaves da NAC atualmente operando sob leasing com a companhia aérea britânica.

O CEO da NAC, Søren M. Overgaard, afirmou que “os E-Jets em geral, e o E190 em particular, têm uma aceitação de mercado muito, muito boa”. Overgaard complementou: “Como líder no mercado de leasing, estamos sempre buscando o melhor avião para atender às necessidades dos nossos clientes e o E190, em virtude de seu excelente custo operacional, conforto para os passageiros e confiabilidade, é o avião ideal.”

Arkia Israeli Airlines – Também em 11 de julho, a Embraer anunciou em Farnborough uma Carta de Intenções (Letter of Intent – LoI) da companhia Arkia Israeli Airlines para até dez jatos E195-E2. Segundo a nota divulgada pela Embraer, a encomenda consiste em seis pedidos firmes e quatro direitos de compra, num contrato potencial de USD 650 milhões, se todos os direitos de compra forem exercidos, de acordo com o atual preço de lista.

Ainda segundo a Embraer, a Arkia irá configurar todos os E195-E2 em um confortável layout de classe única com 134 assentos. A companhia aérea opera atualmente quatro aviões da atual geração de E-Jets, sendo dois E190 e dois E195.

Nir Dagan, presidente & CEO da Arkia Israeli Airlines, afirmou sobre o negócio: “Com a melhor economia no segmento, o E195-E2 será o complemento perfeito para nossa frota. O alcance do E195-E2, de 2.450 milhas náuticas, permitirá à Arkia cobrir todos os seus destinos na Europa e lançar novos em todo o continente. Adicionalmente ao alcance, o E2 mantém o mesmo nível de conforto inigualável na cabine, o qual é muito apreciado pelos nossos passageiros.”

A Embraer ressaltou que, nos últimos anos, a Arkia aumentou a estrutura de rotas regionais e internacionais ao mesmo tempo em que introduziu os E-Jets para substituir a frota de turboélices servindo o popular resort de Eilat, no Mar Vermelho. Para a fabricante, os E-Jets são os aviões perfeitos para abrir novas rotas e os únicos jatos comerciais que operam em Dov, no aeroporto da cidade de Tel Aviv, o que é possível graças ao excelente desempenho de pista, a capacidade de manobra no solo e ruído reduzido.

Estimativas de mercado – A Embraer também divulgou em Farnborough as suas perspectivas de mercado (Market Outlook) de 2016 a 2035, detalhando as previsões da demanda de mercado para novos jatos nos próximos 20 anos. A empresa projeta demanda de 6.400 novos jatos no segmento de capacidade de 70 a 130+ assentos (2.300 unidades no segmento de 70 a 90 assentos e 4.100 unidades na categoria de 90 a 130 assentos), cujo valor é de aproximadamente USD 300 bilhões, até 2035.

Ainda segundo as projeções da Embraer, a frota global de jatos em serviço no segmento de 70 a 130+ assentos aumentará de 2.670 aviões em operação em 2015 para 6.690 em 2035, sendo o crescimento mais rápido entre todos os segmentos. O crescimento do mercado será responsável por 63% da demanda enquanto a substituição de aeronaves antigas será responsável pelos 37% restantes.
Entregas e carteira – Ainda em 11 de julho, a Embraer informou a totalização de suas entregas de aeronaves, nos segmentos de aviação comercial e executiva, ao longo do segundo trimestre deste ano (2016). Segundo a empresa, foram entregues 26 jatos para o mercado de aviação comercial e o mesmo número de unidades para o de aviação executiva. Neste último, foram 23 jatos leves e 3 jatos grandes.
Em 30 de junho, conforme a nota divulgada pela Embraer, a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) totalizava USD 21,9 bilhões. A empresa também divulgou arquivo pdf detalhando os números.
A Embraer ressaltou também, nas notas divulgadas em 11 de junho, sua posição no mercado como  líder mundial na fabricação de jatos comerciais com até 130+ assentos, com100 clientes em todo o mundo operando jatos das famílias ERJ e E-Jets. Na família E-Jets, a empresa afirma ter registrado mais de 1.700 pedidos firmes, 1.200 já entregues.
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