É verão na Groenlândia, mas é bom manter o Hercules de meias
Fotos divulgadas neste final de semana pela Força Aérea dos EUA (USAF) mostram aeronaves LC-130 Hercules “Skibirds” da 109ª Ala de Transporte Aéreo da Guarda Aérea Nacional de New York na pista de Kangerlussuaq, na Groelândia, em 27 de junho. Segundo a USAF, quatro aviões LC-130 e 80 pessoas da 109ª Ala acabaram de completar a terceira rotação da temporada 2016 na Groenlândia, neste verão (do Hemisfério Norte).
As missões incluíram o aprovisionamento de combustível, suprimentos e transporte de passageiros para diversos acampamentos da National Science Foundation (Fundação Nacional de Ciência) ao longo de toda a temporada. Também aproveitou-se a oportunidade para realizar treinamentos visando a próxima Operação “Deep Freeze” (frio intenso) na Antártica.
O LC-130 é uma versão do Hercules equipada com esquis retráteis instalados junto aos trens de pouso convencionais, para operações no Ártico e na Antártica, permitindo a operação tanto em pistas preparadas quanto cobertas de gelo e neve. Segundo a USAF, apenas a 109ª Ala opera esse modelo dotado de esquis tanto na força quanto em todo o mundo, sendo equipada também com aviões Hercules sem esquis.
A ala foi estabelecida inicialmente em 1948 como unidade de caça, equipada com aeronaves F-51, depois F-94 e F-86, antes de se tornar uma ala de transporte com C-97 e depois com C-130, este último operado a partir de 1971. A variante LC-130 começou a ser empregada pela unidade em 1975, prioritariamente no Ártico, e a primeira missão na Antártica ocorreu em 1988. A imagem abaixo é da operação “Deep Freeze” de 2011, com voos à Antártica realizados a partir da Nova Zelândia.