Em nota divulgada na terça-feira, 5 de julho, a Força Aérea Portuguesa (FAP) informou que procedeu à rotação de 79 dos militares destacados na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, no âmbito da operação Baltic Air Policing, bloco 41.

A nota foi acompanhada de foto (acima) de caça F-16M da FAP. Em sua página no Flickr, a FAP também divulgou imagens do embarque desse contingente (abaixo), informado como a terceira rotação dentro do desdobramento na base de Siauliai.

Segundo a nota, até o final do mês passado os caças F-16M da Força Aérea Portuguesa desdobrados na Lituânia já haviam realizado cerca de duzentas horas de voo. A nota também informou que a Força Nacional Destacada (FND) é composta por 89 militares. Esse contingente apoia o alerta permanente e a operação de quatro caças F-16M, no espaço de interesse estratégico da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre os países bálticos – Estônia, Letônia e Lituânia.

A OTAN realiza um rodízio de forças aéreas de países membros para o policiamento aéreo do Báltico. Desde maio essa missão vem sendo realizada pela Força Aérea Portuguesa, e outra força deverá assumi-la em agosto.

wpDiscuz