Eurofighter Tranche 2 espanhol lança bomba GBU-48 pela primeira vez
Lançamento da bomba também conhecida como ‘Enhanced Paveway II’, guiada por GPS e laser, visa aumentar a capacidade e autonomia da frota espanhola para ataques de precisão em qualquer tempo. Centro de testes que realizou o lançamento também lançou míssil IRIS-T em modo digital
–
Em nota divulgada na última sexta-feira, 1º de julho, a Força Aérea Espanhola informou o seu primeiro lançamento com êxito de uma bomba EGBU-16 (denominação local da GBU-48 Enhanced Paveway II) por um jato Eurofighter Tranche 2 espanhol. O lançamento foi realizado pela equipe de ensaios em voo do CLAEX – Centro Logístico de Armamento e Experimentação do Ejército del Aire (Exército do Ar – Força Aérea Espanhola).
A GBU-48 Enhanced Paveway II é uma bomba de 454kg com kit de guiagem de modo dual – GPS e Laser (o nome ‘Enhanced’ se refere ao fato que é uma versão aprimorada da GBU-16 Paveway II, de mesmo peso, guiada apenas por laser).
Capacidade todo o tempo – Segundo a nota, acompanhada de fotos do teste, o caça C.16 (denominação local para o Eurofighter Typhoon) realizou o lançamento na semana de 20 a 24 de junho, no Golfo de Cádiz, com lançamento guiado por sinal GPS e iluminação laser na fase terminal por pod designador de alvos Litening III, instalado no próprio avião lançador.
A Força Aérea Espanhola considera o evento de apoio à certificação para emprego desse armamento um “notável incremento nas capacidades ar-superfície da frota de C.16, permitindo levar a cabo ataques ‘todo tempo’ e de grande precisão de maneira totalmente autônoma”, assim como a realização de “ataques simultâneos sobre vários alvos terrestres”.
IRIS-T em modo digital – A nota também informou que, combinado à avaliação da integração do armamento ar-superfície, foi realizado também o lançamento do primeiro míssil ar-ar IRIS-T em modo digital, por Eurofighter Tranche 2 da Força Aérea Espanhola. Esta se segue, segundo a nota, à integração feita em 2015 pelo CLAEX para a frota do lote anterior (Tranche 1), adiantando-se outros usuários do caça. Espera-se ter em breve essa capacidade (lançamento de IRIS-T em modo digital) disponível em toda a frota espanhola de Eurofighter.
Ainda segundo o informe, esses testes “manifestam a firme vontade do Exército do Ar em maximizar as capacidades do sistema de armas C.16 no menor tempo possível, adiantando a entrada em serviços de aviões Tranche 2 de novas capacidades desenvolvidas pelo programa internacional e implementando, paralelamente, desenvolvimentos orgânicos em aviões do Tranche 1.”
NOTA DO EDITOR: embora os testes de emprego de GBU-48 Enhanced Paveway II por Eurofighter Typhoon sejam uma novidade na Força Aérea Espanhola, na Força Aérea Real Britânica (RAF) essa arma já foi utilizada por caças Typhoon em operações reais no conflito da Líbia, com primeiro lançamento em combate realizado em 25 de maio de 2011, conforme noticiado aqui no Poder Aéreo (veja matérias sobre o assunto e outras de temas relacionados na lista abaixo).
VEJA TAMBÉM:
- Frota de Eurofighter da Espanha chega a 25.000 horas de voo
- 2.000 libras sobre a Líbia: RAF vai empregar a Enhanced Paveway III
- Força Aérea Espanhola recebe seus primeiros Eurofighters Tranche 2
- Ejército del Aire comemora 10.000 horas de voo do C.16, vulgo Typhoon
- Primeiros Typhoons ‘caças-bombardeiros’ entregues à Luftwaffe
- Força Aérea Espanhola realiza campanha ‘Dardo’ e exercício ‘Nube Gris’
- Acidente com Eurofighter Typhoon espanhol em Morón
- ‘Roll out’ do primeiro Eurofighter Tranche 3 produzido na Itália
- Caças Eurofighter espanhóis atingem 1.000 horas na Ala 14 de Albacete
- 1.000 libras sobre a Líbia: Typhoons da RAF atacam com Enhanced Paveway II
- Acordo para a construção de 112 Typhoon ‘Tranche 3A’
- Primeiro exemplar do Eurofighter Typhoon Tranche 3 voa na Inglaterra
- Frota mundial de Eurofighter Typhoon ultrapassa 200.000 horas de voo
- Piloto espanhol ultrapassa 1.000 horas de voo em Eurofighter
- Principais armas ar-superfície americanas
- Alemanha oferece Typhoons ‘Tranche 1’ usados à Suíça
- Typhoons da RAF próximos de receberem o pacote “Drop 2”
- Força Aérea Espanhola: Ala 14 de Albacete começa a operar o Eufofighter
- Acidente de Eurofighter na Espanha vitima piloto saudita, em treinamento
- RSAF: capacidade ar-superfície do Typhoon é o que mais interessa
- GBU-54 estreia no Afeganistão
- Completada a primeira fase de integração do Storm Shadow ao Eurofighter Typhoon
- Detectado defeito de fabricação em caças Eurofighter
- Typhoon na Líbia: números da RAF são divulgados na RIAT 2011
- Enquanto uns querem mais caças, outros têm caças ‘demais’
- Auditores revelam que custo global dos Typhoons alemães será o dobro do planejado