Nesta sexta-feira, 1º de julho, a Força Aérea Sueca celebra os 90 anos de sua criação. O sitedas Forças Armadas da Suécia divulgou nota com informações, fotos e vídeo sobre cerimônia realizada nesta manhã na capital do país, Estocolmo. A Força Aérea Sueca (Flygvapnet) foi estabelecida em 1º de julho de 1926, embora antes já existisse a aviação militar no Exército e na Marinha.
No ar, a celebração contou com passagens de caças JAS 39 Gripen, aviões de transporte Hercules, jatos de treinamento SK 60 (voados por equipe de demonstração) e helicópteros de várias unidades sobre a capital. Em terra, o comandante da Força Aérea Sueca, general Mats Helgesson, depositou flores junto ao “flygarmonumentet”, monumento com escultura de Carl Milles de 1931 feita em homenagem aos pioneiros da aviação. O monumento fica no parque Karlaplan, tradicional local de celebrações da força.
Após a celebração junto ao monumento, o cerimonial prosseguiu no Memorial da Força Aérea, que homenageia os que morreram em serviço. Em seu discurso, o general lembrou que desde o estabelecimento da força a Suécia realizou grandes investimentos que não só contribuíram para desenvolver a força, mas também a indústria aeronáutica do país, com destaque para a empresa de aviação Saab e a de motores Volvo.
Mas, além do aspecto material, o que Helgesson mais destacou foi o aspecto humano: “Sem profissionais leais, nós não somos nada. O espírito da Força Aérea é o caráter e o espírito de equipe. Isso inclui o desejo de sucesso, de cooperação, a capacidade de aprender com os erros e nunca desistir.” O general relembrou também as 957 pessoas que sacrificaram suas vidas em serviço na Força Aérea Sueca.