Ataques da Royal Air Force contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria

33

Um Tornado GR4 do 617 Squadron equipado com mísseis de cruzeiro Storm Shadow sob a fuselagem

Um Tornado GR4 do 617 Squadron equipado com mísseis de cruzeiro Storm Shadow sob a fuselagem

Última atualização:

  • Quarta-feira, 22 de junho – Tornados e um Reaper realizaram ataques em seis posições do Daesh (Estado Islâmico) ao norte de Bayji, enquanto Typhoons forneceram apoio aéreo aproximado em Fallujah.
  • Quinta-feira, 23 de junho – O Reaper atingiu mais um alvo ao norte de Bayji, Typhoons atacaram posições terroristas no norte da Síria e Fallujah.
  • Sexta-feira, 24 de junho – Tornados e um Reaper atacaram equipamentos do Daesh no norte do Iraque, enquanto Typhoons forneceram mais apoio aéreo sobre Fallujah.
  • Sábado, 25 de Junho – Um Reaper destruiu três alvos terroristas no norte do Iraque.
  • Domingo, 26 de Junho – Tornados usaram mísseis Storm Shadow contra um grande bunker de concreto no oeste do Iraque, Typhoons destruíram um bunker menor, e um Reaper atingiu alvos no norte.

Detalhes das operações
Typhoon FGR4s, com base em RAF Akrotiri (Chipre) e apoiados por um avião-tanque Voyager de reabastecimento aéreo, voaram missões de apoio aéreo sobre Fallujah na quarta-feira, 22 de Junho. Eles atacaram com sucesso três alvos do Daesh com bombas guiadas Paveway IV, que foram identificados por forças terrestres iraquianas como sendo equipados por metralhadora e lança-foguetes.

Eurofighter Typhoon FGR4 armado com bombas guiadas Paveway

No norte de Bayji, Tornado GR4s e um Reaper apoiaram uma operação ofensiva iraquiana. Os Tornados empregaram uma Paveway IV e três mísseis Brimstone para destruir quatro posições de combate do Daesh ao longo de uma barragem defensiva, enquanto o Reaper utilizou uma única bomba guiada GBU-12 para destruir mais duas posições.

Um segundo Reaper realizou apoio contínuo na área na quinta-feira, 23 de junho e empregou um míssil Hellfire para eliminar um terrorista com um míssil portátil terra-ar. Typhoons continuaram seu apoio ao longo de Fallujah, bem como, a realização de um ataque com Paveway IV sobre uma equipe com metralhadora. Outros Typhoon operaram ao longo do norte da Síria, perto da fronteira turca e destruíram dois edifícios ocupados pelo Daesh a várias milhas a leste de Azaz.

Um UAV Reaper da RAF armado com bombas Paveway e mísseis Hellfire

Na sexta-feira, 24 de junho, um Reaper apoiou uma ofensiva iraquiana perto de Sharqat, a oeste de Kirkuk. Ele usou um míssil Hellfire para destruir um veículo de engenharia que estava sendo usado para criar defesas à frente do avanço do Iraque. Tornados patrulharam mais ao norte e empregaram uma Paveway IV contra uma posição de morteiro a noroeste de Mosul.

Typhoons realizaram operações adicionais sobre Fallujah e foram chamados pelo Exército Iraquiano para destruir duas posições de metralhadora na periferia no norte da cidade. Um total de 101 alvos foram engajados ​​com sucesso pela RAF em Fallujah e em áreas vizinhas desde o início da operação iraquiana para libertar a cidade.

No dia seguinte, um Reaper novamente em patrulha perto de Sharqat realizou três ataques bem sucedidos com mísseis Hellfire contra um caminhão, um grupo de terroristas, e uma van que o Daesh tinha carregado com armas e munições.

Um Tornado da RAF com bombas Paveway, mísseis Brimstone e pod Litening

A Inteligência havia determinado que o Daesh estava usando um grande bunker de concreto no oeste do Iraque como uma instalação de armas. Devido à construção maciça, construída durante a era Saddam, foi decidido usar quatro mísseis Storm Shadow contra ela, pois a arma tem particularmente boas capacidades contra um alvo tão desafiador. Os mísseis foram lançados no domingo, 26 de junho, por dois Tornados, todos os quatro mísseis Storm Shadow tiveram impactos diretos e penetraram profundamente dentro do bunker.

Além disso, no oeste do Iraque, a sudeste de Hit, Typhoons empregaram uma única bomba Paveway IV para destruir um bunker muito menor construído pelo Daesh a sudeste de Hit. No norte do Iraque, um Reaper forneceu apoio aéreo aproximado perto de Sharqat pelo terceiro dia consecutivo, usando seus Hellfires para atacar um veículo, um grupo de terroristas a pé, e uma equipe que estava implantando dispositivos explosivos improvisados (IED).

FONTE: UK MoD

wpDiscuz