Sikorsky recebe helicóptero S-70i para o TUHP turco
MIELEC, a Polônia, 23 de junho de 2016 / PRNewswire / – Apenas duas semanas depois de o Governo turco anunciar o início do Turkish Utility Helicopter Program (TUHP) para fabricar uma frota de helicópteros multi-função utilitários T70 com base na aeronave S-70i™ BLACK HAWK, a Sikorsky, uma companhia da Lockheed Martin, aceitou o protótipo da aeronave do programa produzido pela sua subsidiária polaca PZL Mielec.
A Sikorsky recebeu o protótipo da aeronave TUHP da PZL Mielec durante uma cerimônia em 22 de junho com a participação de altos dirigentes da Subsecretaria Turca para Indústrias de Defesa (SSM), Turkish Aerospace Industries (TAI), Aselsan e Alp Aviation.
O protótipo TUHP é o 37º helicóptero S-70i BLACK HAWK construído na Polônia. Entre as modificações que a PZL Mielec adicionou à aeronave estão um guincho de resgate, tanque de combustível auxiliar interno, gancho de carga, Sistema Integrado de Gestão de Saúde do Veículo, um sistema de degelo das pás, e um freio rotor.
No início de 2017, Sikorsky vai voar a aeronave protótipo para Ankara, onde ela tornará a bancada de testes de desenvolvimento de engenharia para um novo conjunto de aviônicos sendo co-desenvolvido pela Sikorsky e a empresa turca de eletrônicos de defesa Aselsan. As duas empresas vão utilizar a aeronave para integrar, fazer ensaios em voo e qualificar o conjunto de aviônicos, que é projetado para as preferências da comunidade de usuários T70.
Os acordos contratuais aprovados pelos governos dos EUA e da Turquia licenciam a TAI para construir e entregar um total de 300 helicópteros T70 (109 padrão + 191 opções) para seis agências turcas: o Exército, Força Aérea, Gendarme, forças especiais, Polícia Nacional e Direção-Geral dos Recursos Florestais. A primeira aeronave T70 construída na Turquia será certificada e qualificada para entrega ao Governo turco em 2021.
Ao longo dos próximos dois anos, a PZL vai fabricar as cinco primeiras estruturas de cabine que a TAI vai montar para a primeira aeronave de cinco T70. Pessoal da PZL também irá fornecer assistência técnica e de produção e treinamento para TAI, tanto na Turquia como na Polônia.
A instalação PZL é a maior unidade de produção fora dos Estados Unidos de propriedade da Lockheed Martin, e é um ativo estratégico em prol dos objetivos internacionais de crescimento da Lockheed Martin.
DIVULGAÇÃO: Lockheed Martin