Mecânicos que normalmente atendem apenas um tipo de aeronave estão trabalhando juntos nos dois modelos de caça, durante o exercício realizado no Canadá

Na quarta-feira, 22 de junho, a Força Aérea Francesa divulgou belas imagens, além de algumas informações pontuais, sobre o trabalho de manutenção e remuniciamento realizado em oito caças Rafale e Mirage 2000-5 que participam do exercício Mapple Flag, no Canadá.

Desde o início do exercício, que ocorre na Base Aérea de Cold Lake, cerca de 100 mecânicos (homens e mulheres) trabalham nos oito caças, sendo quatro aeronaves Rafale do Esquadrão “Gascogne” e quatro Mirage 2000-5 do “Cigognes”. O planejamento é para duas saídas diárias das aeronaves, mas com frequência ocorre uma terceira saída, a chamada “Extra Wave”, o que aumenta a carga de trabalho do pessoal e a necessidade de rapidez. Os voos são realizados durante o dia, e com a terceira saída, o tempo para realizar toda a manutenção necessária entre as surtidas é restrito a duas horas.

Apesar de normalmente trabalharem num único tipo de aeronave, neste exercício os mecânicos trabalham misturados na manutenção e remuniciamento dos dois modelos de caça, que têm toda uma geração de diferença quanto à manutenção. No ano passado, essa doutrina de misturar os mecânicos foi treinada com desdobramentos entre as bases de Luxeuil e Saint-Dizier (respectivamente, onde estão abrigados os esquadrões de Mirage 2000-5 e de Rafale que participam do exercício no Canadá).

Nas imagens, pode-se ver a instalação nos caças Rafale de bombas de exercício combinadas a sistemas de guiagem por laser, para os lançamentos na área de tiro. Entre as missões, os caças também são remuniciados com despistadores de mísseis (chaff e flare).

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz