Itália substitui Tornado por AMX em missões de reconhecimento no Oriente Médio
Quatro jatos Tornado da Força Aérea Italiana, que contribuíam na luta contra o Estado Islâmico por um ano, em missões de reconhecimento a partir de base no Kuwait, foram substituídos por quatro AMX
–
Na manhã de 14 de junho, o Grupo Tarefa “Devil” da Força Aérea Italiana, desdobrado no Kuwait com jatos Tornado como contrituição italiana no combate ao Estado Islâmico (EI) cedeu lugar ao Grupo Tarefa “Black Cats”, com jatos AMX (apelidados de “Ghibli” na Itália).
Foi realizada uma cerimônia na Base Aérea de Al Jaber, no Kuwait, para marcar a troca dos grupos-tarefa, com a presença dos comandantes do contingente italiano, dos esquadrões, e também dos comandantes de contingentes dos Estados Unidos e do Canadá, desdobrados na mesma base.
Segundo nota da Força Aérea Italiana divulgada sobre essa substituição, a missão das aeronaves que chegaram continuará a mesma das que partiram: coleta de informações, em surtidas de reconhecimento e vigilância.
O Grupo Devil, formado por quatro aviões Tornado e pessoal provenientes do 6º Stormo de Ghedi e do 50º Stormo de Piacenza, operaram por cerca de um ano a partir de Al Jaber, acumulando aproximadamente 3.000 horas de voo em 900 missões operacionais.
Já o Grupo Black Cats que chegou à base no Kuwait é formado por quatro jatos AMX e pessoal do 51° Stormo de Istrana.
FOTOS: Força Aérea Italiana – a imagem destacada junto à chamada da matéria, mostrando jato AMX do 51° Stormo da Força Aérea Italiana em voo, assim como a última foto, que mostra aeronave da mesma unidade taxiando, têm caráter meramente ilustrativo. Elas foram publicadas em nota sobre desdobramento, realizado em janeiro, por quatro aviões da unidade baseada em Istrana para a Base Aérea de Trapani (Sicília), com o objetivo de reforçar na época a capacidade de reconhecimento sobre o Mediterrâneo Central.
VEJA TAMBÉM:
- Jatos AMX italianos afastam insurgentes que atacavam comboio do Exército Afegão
- Jatos AMX italianos completam 8.000 horas de voo no Afeganistão
- Mais informações sobre a operação dos AMX no Afeganistão
- Jatos AMX italianos destroem antenas de rádio de insurgentes do Afeganistão
- Demonstração aérea do AMX ‘Ghibli’ italiano
- Jatos AMX italianos destroem antena de comunicações no Afeganistão
- Novos números dos AMX italianos no Afeganistão
- AMX no Afeganistão: 4 aeronaves, 400 surtidas e 1.000 horas
- AMX sobre o Afeganistão
- Mais um revezamento de AM-X no Afeganistão
- Italianos comemoram 200.000 horas de voo do AMX
- O AMX na Itália
- Programa AMX: da concepção à modernização
- Coletânea de matérias sobre o AMX