Solar Impulse 2, the solar airplane, piloted by Swiss adventurer Andre Borschberg, flies approaches Manhattan and the Statue of Libery in in New York, U.S. June 11, 2016 shortly before landing at John F. Kennedy airport. Leg 14 was the shortest so far on the planes trip around the globe. Andre Borschberg, Jean Revillard/SI2/Handout via Reuters ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVES

O avião que está a dar a volta ao mundo movido exclusivamente a energia solar decolou hoje de Nova Iorque, para um voo de quatro dias e quatro noites sobre o Oceano Atlântico, que vai passar pelo Algarve até aterrar em Sevilha.

O Solar Impulse decolou hoje de madrugada do aeroporto de J F Kennedy em Nova Iorque, por volta das 5 horas (10H00 em Lisboa), para aquela que será a primeira travessia do Atlântico num avião movido exclusivamente a energia solar.

A travessia segue os passos de pioneiros da aviação como os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que completaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul em 1922, ou de Charles Lindbergh, que realizou o primeiro voo solitário transatlântico e sem escalas em 1927.

A grande diferença é que enquanto estas façanhas pretendiam chamar a atenção para a era da aviação que se avizinhava, a aventura do Solar Impulse (SI) pretende despertar as consciências para um futuro alimentado a energias renováveis.

Aos comandos segue Bertrand Piccard, que tem dividido a pilotagem com André Borschberg, e que deverá passar os próximos quatro dias e quatro noites a pilotar a solo o SI sobre o Atlântico, com direito a períodos de descanso de apenas 20 minutos. Esta é já a 15ª e penúltima etapa de uma viagem que começou no Dubai e rumou a oriente, atravessando o Pacífico e o continente americano. A viagem deverá demorar quatro dias e quatro noites até aterrar em Sevilha onde é esperado no dia 23 de Junho. Ao longo da Rota, o SI voará em espaço aéreo português e muito perto da costa do Algarve.

Pode seguir todo o voo, incluindo imagens do interior do cockpit aqui.

FONTE: Económico

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