Além de quatro jatos Rafale, quatro caças Mirage 2000-5 foram mandados pela Força Aérea Francesa para a 49ª edição do exercício canadense, realizado desde 1977

Pela primeira vez, caças franceses Rafale participam de um exercício no Canadá, segundo nota divulgada pela Força Aérea Francesa nesta quinta-feira, 16 de junho. No último dia 10, pousaram na Base Aérea de Cold Lake, no Canadá, quatro jatos Rafale do Esquadrão 1/91 “Gascogne”, que participam do exercício juntamente com quatro caças Mirage 2000-5 do Esquadrão 1/2 “Cigognes”. O Rafale se juntou à segunda fase do exercício “Maple Flag”, cuja primeira fase já contou com a presença do Mirage 2000-5, segundo a nota.

O Maple Flag, dividido em duas fases de 15 dias cada, é um treinamento de grande porte criado em 1977, agora em sua 49ª edição. Nos próximos dias, as tripulações de Rafale deverão debutar no papel de Comandantes de Missão do exercício.

Além do Canadá, que alocou jatos CF-18 de sua força aérea para a Mapple Flag, somente a França enviou caças para o exercício. Outros participantes, como os EUA e a Grã-Bretanha, participam com aeronaves de transporte (C-130, C-17), de alerta aéreo antecipado, além de helicópteros. No papel de força vermelha, ou agressora, estão jatos de treinamento Alphajet de uma empresa privada.

Segundo os pilotos franceses, entre as vantagens do exercício está o uso de uma grande área de treinamento, que oferece oportunidades classificadas como “incomparáveis” para o voo supersônico e lançamentos de armas ar-solo.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz