Missões dos jatos poloneses serão de reconhecimento, não de ataque. Quatro caças estão prontos para envio ao Oriente Médio, segundo ministro da Defesa da Polônia

Segundo nota divulgada pela Associated Press (AP) na quarta-feira, 15 de junho, o ministro da Defesa da Polônia afirmou que seu país está pronto para enviar quatro caças F-16 da Força Aérea Polonesa em missões de reconhecimento contra o grupo Estado Islâmico (EI), no Oriente Médio. As missões serão realizadas no âmbito da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O ministro Antoni Macierewicz, contudo, afirmou que os caças não tomarão parte nos combates contra o EI, nesta que será a primeira contribuição da Polônia ao esforço contra o grupo que atua no Iraque e na Síria. Ainda segundo Macierewicz, os jatos F-16 poloneses deverão chegar ao Oriente Médio antes do encontro da OTAN marcado para 8 e 9 de julho, em Varsóvia, dependendo somente uma aprovação presidencial para o envio, o que é visto como apenas uma formalidade.

O ministro polonês completou, conforme destacado na nota da AP: “Estamos prontos, as tripulações estão prontas para decolar”.

FOTOS (em caráter meramente ilustrativo) via Força Aérea Polonesa

wpDiscuz