Caças F-16 poloneses contribuirão no esforço contra o Estado Islâmico
Missões dos jatos poloneses serão de reconhecimento, não de ataque. Quatro caças estão prontos para envio ao Oriente Médio, segundo ministro da Defesa da Polônia
–
Segundo nota divulgada pela Associated Press (AP) na quarta-feira, 15 de junho, o ministro da Defesa da Polônia afirmou que seu país está pronto para enviar quatro caças F-16 da Força Aérea Polonesa em missões de reconhecimento contra o grupo Estado Islâmico (EI), no Oriente Médio. As missões serão realizadas no âmbito da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
O ministro Antoni Macierewicz, contudo, afirmou que os caças não tomarão parte nos combates contra o EI, nesta que será a primeira contribuição da Polônia ao esforço contra o grupo que atua no Iraque e na Síria. Ainda segundo Macierewicz, os jatos F-16 poloneses deverão chegar ao Oriente Médio antes do encontro da OTAN marcado para 8 e 9 de julho, em Varsóvia, dependendo somente uma aprovação presidencial para o envio, o que é visto como apenas uma formalidade.
O ministro polonês completou, conforme destacado na nota da AP: “Estamos prontos, as tripulações estão prontas para decolar”.
FOTOS (em caráter meramente ilustrativo) via Força Aérea Polonesa