A Embraer informou que o cargueiro KC-390, aeronave de transporte militar tático, fará a sua estreia mundial no Salão Aeronáutico de Farnborough, na Inglaterra. O evento ocorre de 11 a 17 de julho e é um dos mais renomados do setor aeronáutico.

Produzido pela Embraer com investimentos da FAB (Força Aérea Brasileira), o KC-390 é fruto de um acordo de US$ 2 bilhões fechado em 2009. Em maio de 2014, com o projeto já concluído, a FAB selou a parceria e encomendou 28 aeronaves, em um contrato de US$ 7,2 bilhões (sic).*

Outros quatros países já fecharam acordos para intenções de compra dos aviões – Argentina, Chile, Portugal e República Tcheca. Para a elaboração do projeto, 50 empresas brasileiras foram contratadas para a montagem do cargueiro, 1.700 empregos diretos foram gerados e 7 mil indiretos.

O cargueiro KC-390 vai substituir os aviões Hercules C130 usados pela FAB.

FONTE: Meon

*NOTA DO EDITOR: o valor do contrato assinado pela FAB em maio de 2014, para a produção de 28 aeronaves KC-390, é de cerca de 7,2 bilhões de reais, e não de 7,2 bilhões de dólares como escrito na reportagem do Meon (Metrópole Online). O valor de pouco mais de 7,2 bilhões de reais consta de Extrato de Inexigibilidade de Licitação publicado na edição de 22 de maio de 2014 do Diário Oficial da União (clique aqui para acessar). Para saber mais sobre o assunto, clique nos links das matérias da lista abaixo.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz