Segundo informações e foto divulgadas pelo jornal Financial Express, o comandante da Força Aérea Indiana, marechal do ar Arup Raha, voou no caça sueco Saab Gripen durante sua visita de cinco dias à Suécia, realizada entre os dias 7 e 11 de junho. A visita teve como objetivo elevar a cooperação existente entre Índia e Suécia, na área de defesa, a um patamar superior.

Na foto acima, divulgada pelo Financial Express e creditada às Forças Armadas da Suécia, Raha é visto em frente a um Gripen D (biposto), aeronave da geração atual do caça (C/D) em serviço na Força Aérea Sueca e em esquadrões de forças aéreas de outros quatro países (República Tcheca, Hungria, Tailândia e África do Sul). Ao seu lado, está o comandante de Ala Michael Lundquist da Força Aérea Sueca. O caça da Saab está sendo oferecido à Força Aérea Indiana em sua versão E de nova geração (foto abaixo do protótipo apresentado em 18 de maio), para produção local, de forma a atender à política “Make in India” do primeiro ministro indiano Narendra Modi.

O marechal do ar visitou uma base aérea sueca onde operam as versões atuais do caça, assim como as instalações da fabricante Saab na cidade de Linköping, na Suécia. Sobre o assunto, a Saab afirmou ao jornal que “apreciou a visita do marechal do ar Raha e a oportunidade de lhe mostrar como o Gripen pode atender às necessidades da Índia para o Século XXI”.

Ainda segundo o Financial Express, a Saab já ofereceu diversas vezes a fabricação do Gripen na Índia, o que inclui a nova geração da aeronave. Pelo lado indiano, o ministro da Defesa Manohar Parrikar recentemente disse que a Índia decidirá pela seleção um caça “neste ano fiscal” para ser produzido no país. Porém, ele não afirmou qual aeronave, mencionando possibilidades como F-18, Rafale, Eurofighter e Gripen.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz