B-52 lidera formatura de recado à Rússia, sobre o Báltico
Faltou só aparecer na foto o KC-135 para reabastecer essa turma – mas não o vemos justamente porque a imagem foi capturada do Stratotanker, pertencente à 434ª Ala de Reabastecimento em Voo da USAF (Força Aérea dos EUA).
Nesta bela foto com data de 9 de junho e divulgada entre os destaques da semana do site da USAF, podem ser vistos duas aeronaves Eurofighter da Força Aérea Alemã, quatro caças Gripen da Força Aérea Sueca e seis jatos F-16, dois da Força Aérea Polonesa e quatro da Força Aérea dos EUA, todos liderados por um bombardeiro B-52, também da USAF.
As aeronaves participam do exercício “Baltic Operations 2016”, e vale lembrar que a região do Báltico, nos últimos anos, tem sido palco de encontros cada vez mais frequentes (e cada vez menos amigáveis) entre aviões e navios de russos, americanos e aliados locais dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Os russos bem que poderiam responder à altura, ao menos para delírio dos entusiastas de belas cenas de aviões de combate, em demonstrações de Poder Aéreo.