Empresa não informou, porém, nem o cliente nem o tipo de produto do contrato, que ainda depende do cumprimento de certas condições financeiras para ser efetivado

Na última segunda-feira, 30 de maio, a empresa de defesa e segurança sueca Saab informou em nota ter recebido uma encomenda dentro do segmento AEW&C (Airborne Early Warning and Control – Alerta Aéreo Antecipado e Controle).

Alegando razões industriais, a empresa não anunciou nem o produto específico do pedido recebido nem o cliente, mas informou que a efetividade do contrato está sujeita ao cumprimento de certas condições financeiras. O valor informado é de aproximadamente 1,1 bilhão de coroas suecas, que equivalem a cerca de 130 milhões de dólares, e entregas estão previstas para o período 2016-18.

A Saab complementou a nota afirmando que os trabalhos serão realizados nas áreas de negócios de Vigilância e de Apoio e Serviços. Sistemas AEW&C permitem acesso a consciência situacional detalhada, que podem ser usadas em operações de vigilância de fronteiras, além de combate ao terrorismo e crime organizado.

Vale lembrar que o principal produto AEW&C da Saab (mostrado acima e abaixo em aeronave E-99 da Força Aérea Brasileira, em caráter meramente ilustrativo) é o sistema de radar aeroembarcado Erieye. Segundo a empresa, diferentes configurações do sistema Erieye AEW&C foram vendidas para oito países, incluindo Suécia, Grécia, Brasil, México, Paquistão, Tailândia e Emirados Árabes Unidos.

FOTOS em caráter meramente ilustrativo.

wpDiscuz