Jatos A-4 Skyhawk da Draken poderão atuar como ‘agressores’ no Canadá

24

O site Flightglobal noticiou que a empresa de treinamento e simulação CAE (que pertence à Bombardier) está oferecendo ao Canadá, em parceria com a empresa americana Draken International, o fornecimento de 16 jatos Douglas A-4 Skyhawk para o treinamento de combate dos CF-18 Hornet da Royal Canadian Air Force.

A companhia também está oferecendo dois jatos Learjet 35 equipados com pods eletro-ópticos, infravermelhos e de guerra eletrônica, além de poder rebocar alvos. A CAE e a Draken oferecem seis Skyhawk monoposto e 10 bipostos para atuarem como “multi-role combat support fighters” no treinamento de missão dos pilotos dos caças Boeing CF-18.

O Douglas A-4 Skyhawk voou pela primeira vez em 1954, com 2.960 aeronaves produzidas até o ano de 1979, incluindo aproximadamente 550 bipostos. Os Skyhawk da Draken foram adquiridos da Nova Zelândia e são equipados com o radar APG-66 dos primeiros F-16.

A proposta de treinamento inclui elementos reais, virtuais e construtivos (LVC) para simular aviões inimigos modernos, como o Sukhoi Su-30 e caças chineses. A simulação construtiva por meio de links de rádio pode simular quatro ou seis aeronaves inimigas com apenas um par de aviões no ar.

Os jatos da Draken atuam nos EUA na base aérea de Nellis fornecendo treinamento aos pilotos de F-22 e F-35.

wpDiscuz