Fernando “Nunão” De Martini

Dentro da programação desta quarta-feira, 18 de maio de 2016, quando foi finalmente apresentado na Suécia o primeiro protótipo do Gripen E, estava um show aéreo do Gripen C. Nos comandos, o piloto de testes da Saab Fredrik Müchler.

Foi uma exibição aérea que já começou com um detalhe inusitado: os convidados foram transportados de ônibus da área da fábrica da Saab, junto ao aeroporto de Linköping, até próximo da área gramada ao redor da pista que serve tanto à fábrica quanto ao terminal civil da cidade. No meio do caminho, passamos pelo Gripen C que iria se exibir, no momento em que este realizava as últimas checagens pré-voo dos comandos. A aeronave estava em configuração praticamente limpa (apenas com os pilones instalados sob as asas e fuselagem) e em sua superfície vertical de cauda pudemos reparar em seu numeral 277.

Assim que o ônibus em que estávamos passou ao seu lado, o caça começou a nos acompanhar pela pista de táxi adjacente – ou seja, nós no ônibus, ele no táxi…

Por alguns segundos, o Gripen se moveu na mesma velocidade que o ônibus, como numa formatura aérea, porém em solo. O nosso “guia” na ocasião, também piloto de testes como Müchler, até brincou com o fato: “nós estamos no melhor ônibus”.

Mas logo os nossos caminhos se separaram e, após desembarcar, nos posicionamos para acompanhar o show aéreo.

Müchler iniciou a corrida de decolagem e acionou os dispersadores de fumaça que têm formato de mísseis, instalados nos trilhos das pontas das asas. Após as rodas deixarem o solo, o piloto realizou uma ascensão com curva acentuada antes de recolher o trem de pouso.

Seguiu-se uma série de manobras ao longo de cerca de sete minutos: curvas de alta e baixa velocidades alternadas, loopings, rolamentos rápidos e lentos, ascensões em altos ângulos, voo invertido, além de passagens tanto em alta quanto em baixíssima velocidade.

Em alguns momentos, o caça sumia nas nuvens daquele início de tarde cinzento em Linköping. Mas logo reaparecia em mergulhos acentuados, fazendo valer a visão do espetáculo mesmo naquelas condições climáticas desfavoráveis para esse tipo de voo de apresentação ao público.

A esse respeito, o próprio Fredrik Müchler já havia dito o que esperar da apresentação pouco antes, durante a programação de boas-vindas da manhã, quando foi perguntado pela mestre de cerimônias se o dia mais cinzento era uma preocupação para o show aéreo que viria a seguir: “O tempo não é problema para o Gripen”.

Já de volta à pista após o pouso, Müchler ainda nos brindou com um giro completo do caça ao redor de seu eixo, em seu caminho de volta ao hangar, abrindo também os freios aerodinâmicos localizados próximos à tubeira do jato sueco.

Continue acompanhando fotos e informações do evento de apresentação do novo Gripen aqui no Poder Aéreo, nas próximas matérias.

O editor Fernando De Martini viajou à Suécia a convite da Saab

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