Apresentação do Gripen E na Suécia: por hoje, vamos de maquete
Amanhã, mostraremos o avião de verdade, o protótipo 39-8 da nova geração do caça da Saab
–
Fernando “Nunão” De Martini
Por volta das cinco da tarde desta terça-feira, 16 de maio (meio dia no Brasil), o Poder Aéreo e outras mídias convidadas pela Saab pousaram em Linköping, na Suécia, para acompanhar três dias de eventos relacionados à apresentação do primeiro protótipo do caça Gripen E, da Saab.
O “roll out” do avião será nesta quarta-feira, cerca de 15h (10h da manhã no Brasil), mas enquanto essa hora não chega aproveitamos para mostrar aos leitores mais uma maquete do caça, fotografada hoje na entrada do Museu da Força Aérea Sueca, que visitamos como primeira parte da programação agendada.
Mostraremos mais sobre evento realizado hoje no museu, assim como alguns destaques de seu acervo, numa próxima matéria. Mas vale ressaltar aqui neste primeiro post que, logo na chegada em Linköping, já pudemos perceber a preparação para o evento.
As instalações da Saab ficam junto ao aeroporto da cidade, e seus grandes edifícios e oficinas contrastam, quando vistos de dentro de aeronave no pouso ou taxiando para o pátio, com o singelo terminal da cidade (como se pode ver nas duas fotos acima, dos prédios de um dos lados da pista. Logo que deixamos o jato E-190 da KLM pudemos ver, bem junto ao pátio, um hangar expondo chamativa tela alusiva ao evento desta quarta-feira (imagem abaixo).
Acompanhe logo mais, no Poder Aéreo, a apresentação do primeiro de três protótipos do Gripen E, que tem encomendados (com customizações para cada cliente) um total de 88 exemplares para a Suécia (60) e Brasil (28), aos quais deverão se somar 8 unidades do Gripen F (biposto) para o Brasil.
O editor Fernando De Martini viajou à Suécia a convite da Saab