Ala F21 de caças Gripen volta a se desdobrar em Jokkmokk, no norte da Suécia
Ala Norrbotten da Força Aérea Sueca, abrigada normalmente na Base Aérea de Lulea, não desdobrava seus caças em Jokkmokk desde 2005, com exceção de exercício geral realizado em 2013
–
A Força Aérea Sueca vem buscando retomar, recentemente, a prática de desdobramentos de caças e equipes de apoio de suas alas de caças Gripen, e a Ala F21 “Norrbotten” tem capitaneado esse esforço de retomada da doutrina.
Em abril, já havíamos publicado matéria sobre as novas experiências realizadas pela F21, que é a ala de caças Gripen que atua no norte do país, para atualizar e praticar com mais frequência essa doutrina. Nesta última terça-feira, 10 de maio, o site das Forças Armadas da Suécia divulgou novas informações e fotos desse processo em andamento.
Desta vez, caças Saab Gripen da Ala Norrbotten desdobraram-se para a Base Aérea de Jokkmokk, onde a unidade não realizava práticas rotineiras do tipo desde 2005 (a exceção foi um exercício geral da Força Aérea Sueca realizado em 2013). Jokkmokk fica a pouco menos de 200km de Lulea, no norte da Suécia.
A operação na Base Aérea de Jokkmokk, realizada no final de abril, permite a prática com o típico clima da época na região: um dia de sol é seguido de um dia de neve. Assim, pela manhã veículos especiais frequentemente tiveram que realizar a retirada de neve da pista.
O pessoal desdobrado para Jokkmokk foi de pouco mais de 30 militares, que exercitaram o apoio às aeronaves em campo, incluindo a prática de rápidos reabastecimentos, controle do tráfego aéreo, entre outras atividades. Os controladores de tráfego aéreo são militares da reserva que atuam em outras bases e aeroportos.
Segundo as informações disponibilizadas pelas Forças Armadas da Suécia, os integrantes da Ala 21 se misturaram à companhia fixa e variável da Base de Jokkmokk e a operação foi bem-sucedida, com realização de todas as atividades planejadas. Entre essas atividades, está o desenvolvimento de novos procedimentos de aproximação, que diminuem o tempo para os caças aproximarem-se para o pouso na base.
Para o futuro, a intenção é realizar esses exercícios com mais meios e maiores equipes conjuntas envolvidas.
VEJA TAMBÉM:
- Suecos querem aumentar frequência do treino de apoio disperso aos caças Gripen
- Apoiando o Gripen a -25ºC
- Gripen na Suécia: treinamento de tiro ar-solo e de operação fora da base
- Lançamento de GBU12 por Gripen em campo de tiro no norte da Suécia
- Gripen na Suécia: com chegada do outono, novos treinamentos noturnos
- Enquanto isso, no norte da Suécia…
- Exercício reunirá todas as unidades da Força Aérea Sueca