Desdobramento de um mês na Base Aérea Lakenheath da RAF, com cerca de 220 pessoas e 12 caças F-22 Raptor da Base Aérea de Tyndall, da USAF, foi completado em 8 de maio. Foram realizados treinamentos com caças F-15, Eurofighter Typhoon, além de desdobramentos na Romênia, Lituânia e participação no 100º aniversário da Esquadrilha Lafayette, na França

Na segunda-feira, 9 de maio, a Força Aérea dos EUA (USAF) divulgou nota e fotos informando que foi completado, com sucesso, o desdobramento de um mês na Base Aérea Lakenheath da RAF (Força Aérea Real Britânica) de cerca de 220 pessoas provenientes da Base Aérea de Tyndall (Flórida – EUA) e 12 caças F-22 Raptor do 95º Esquadrão de Caça. A missão chegou ao fim no dia anterior, 8 de maio. Segundo a USAF, trata-se de um desdobramento histórico, o maior já realizado pelo F-22 Raptor na Europa até hoje, como parte do treinamento da Força de Resposta Global (Global Response Force).

Segundo o comandante da 48ª Ala de Caça, coronel Robert Novotny, “o desdobramento do F-22 em Lakenheath faz todo sentido”, pois a base é “a casa da aviação de caças de combate na Europa, o lugar onde nós trabalhamos com nossos aliados da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para afiar nossas capacidades táticas e reafirmar nosso comprometimento com a aliança”. A 48ª Ala é conhecida pelo nome “Liberty Wing” (Ala da Liberdade), sendo formada por três esquadrões de caças F-15 da USAF que operam na base britânica. Novotny também disse que “o envio dos Raptors para a Área de Voo Baixo 7 (Low Fly Area 7, no País de Gales – Wales) foi uma oportunidade para que seus pilotos qualificados em voos a baixa altitude pudesem conferir, em primeira-mão, as extraordinárias oportunidades de treinamento que temos no Reino Unido”.

Durante o período em que operaram desdobrados em Lakenheath, os caças Lockheed Martin F-22 participaram do exercício Iron Hand 16-3, conduziram treinamento aéreo com todos os três esquadrões da “Liberty Wing” e com caças Typhoon da RAF. Também foram desdobrados para a Romênia e Lituânia (membros da OTAN), com o apoio de aviões de reabastecimento em voo, e participaram das comemorações do 100º aniversário da Esquarilha Lafayette, em Paris.

Sobre o treinamento com os caças Typhoon da RAF, o primeiro tenente Jolly Foss do 95º Esquadrão, que é piloto de F-22, afirmou que este foi um dos principais objetivos do desdobramento para o Reino Unido: “Há diferentes capacidades, aqui, um diferente espaço aéreo ao qual não temos acesso em casa, e ser capaz de nos integrar aos três esquadrões de F-15 e aos Typhoons permitiu avançarmos em nossos objetivos de exercícios.” O piloto também explicou os diferentes tipos de missões realizados: “Tivemos surtidas longas, mandando algo como 10 a 12 jatos da força azul contra 10 aviões na força vermelha, surtidas táticas, na qual buscamos destruir alvos em terra, e missões de defesa aérea, onde impedimos o inimigo de se aproximar de uma linha.”

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz