F-5FM no 1º GDA: FAB responde a perguntas do Poder Aéreo
Entrega à FAB dos três jatos F-5F adquiridos da Jordânia, modernizados para o padrão F-5FM na Embraer, deverá ser concluída no segundo semestre
–
No último domingo, 10 de abril de 2016, o Poder Aéreo reproduziu matéria do site da Força Aérea Brasileira (FAB), “Curso de Formação Operacional adapta pilotos na aeronave F-5M” (clique aqui para acessar), que informou o início do referido curso no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA, baseado em Anápolis), utilizando a aeronave F-5FM matrícula 4808.
O conteúdo da matéria aguçou a curiosidade dos leitores do site, levando a um grande debate, no qual se questionou a quantidade de aeronaves F-5FM (biposto) em dotação, as entregas de exemplares em modernização, e também a distribuição das aeronaves do tipo monoposto (F-5EM) nos esquadrões de caça da FAB, entre outros assuntos relacionados.
–
Afinal, até recentemente, as informações disponíveis davam conta de que a frota de aeronaves F-5FM da FAB continuava composta de apenas três exemplares, com matrículas 4806, 4807 e 4808, estando ainda em modernização na Embraer três células de F-5F adquiridas da Jordânia, e que na FAB receberam as matrículas 4810, 4811 e 4812. Estas três células passaram por trabalhos de revisão no PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo) antes do envio à Embraer.
–
Além disso, por anos tem havido a expectativa de modernização de ao menos parte dos exemplares do tipo monoposto (oito F-5E) do mesmo lote adquirido da Jordânia, do qual mais da metade das células também passou por revisão no PAMA-SP.
Nossas perguntas
Encaminhamos ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), questões sobre a realização do curso de formação operacional nos esquadrões de F-5M de Santa Cruz (1º GAVCA) e de Canoas (1º/14º GAV), empregando os outros dois F-5FM da frota original, sobre as previsões de entregas das três aeronaves F-5F adquiridas da Jordânia e em modernização na Embraer, e se a futura dotação de caças F-EM (monoposto) do 1º GDA (Base Aérea de Anápolis) será próxima (em pilotos e aeronaves F-5M) à dos esquadrões de F-5M de Santa Cruz e Canoas, ou reduzida como a do Esquadrão Pacau (1º/4º GAV), baseado em Manaus.
Por fim, perguntamos se haveria uma previsão de modernização e entrega pela Embraer à FAB de aeronaves F-5E (monoposto) adquiridas da Jordânia.
Segue, abaixo, a resposta enviada pelo CECOMSAER aos nossos questionamentos (os destaques em negrito são nossos):
Informamos que as aeronaves F-5FM (biplace) da Força Aérea Brasileira (FAB) estão distribuídas entre três Esquadrões. No entanto, esta disposição pode ser alterada em função das necessidades de cada Unidade Aérea, principalmente àquelas relacionadas à instrução de voo.
Com relação às aeronaves que foram adquiridas da Jordânia e estão sendo modernizadas no Brasil, existe a previsão de recebimento de um F-5FM ainda no 1º semestre de 2016 e dois no 2º semestre deste ano, encerrando-se as entregas de aeronaves F-5M à FAB.
Por fim, esclarecemos que o número de aeronaves empregadas em cada Esquadrão da FAB pode sofrer alterações de acordo com as demandas operacionais. Desta forma, as aeronaves podem ser redistribuídas entre as unidades aéreas.
Respeitosamente,
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
ASSESSORIA DE IMPRENSA
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
–
NOTA DO EDITOR: agradecemos ao CECOMSAER pela atenção dispensada. Para ver algumas das diversas matérias já publicadas no Poder Aéreo sobre o F-5FM e assuntos relacionados, indicamos aos leitores os links a seguir.
VEJA TAMBÉM:
- F-5M no 1° GDA: começa a instrução no ‘Fox’
- PAMA-SP 2012: ‘Fox’ com o Grifo de fora
- Caças F-5M efetivamente nos esquadrões da FAB equivalem ao programa F-X2: 36 aviões
- ‘Foxes on the run’: como andam os F-5F comprados da Jordânia
- F-5F ‘ex-Jordânia’ vão deixando o PAMA-SP, rumo a Gavião Peixoto
- PAMA-SP 2011: ‘Mikes’ e ‘Foxes’ nas linhas de revisão
- FAB completa 40 anos do recebimento dos primeiros caças F-5
- PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 4
- PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 3
- F-5: contratação da modernização dos ‘jordanianos’ completa três anos
- Avançam os trabalhos nos quatro últimos F-5E ‘ex-Jordânia’ que estão no PAMA-SP
- PAMA-SP 2013: os últimos jordanianos e o mistério da asa extra
- PAMA-SP 2012: F-5E ‘ex-Jordânia’, quem te viu, quem te vê
- Depois do fim da Copa e das Olimpíadas, 2017 será o começo do fim da FAB?
- PAMA-SP 2011: muito trabalho pela frente, fabricando peças e revisando caças
- Antes tarde do que nunca: ‘walkaround’ noturno de F-5EM na AFA em… 2010!
- E falando em F-5, mais fotos do ‘FAB 4824′ no Domingo Aéreo 2011 da AFA
- Mais fotos do F-5EM em exposição estática, com seu armamento atual e futuro
- Mais caças F-5EM para a Força Aérea Brasileira
- “Mikes” revisando no PAMA-SP
- Quando um F-5 da FAB vai para o PAMA-SP?
- Os ‘novos’ caças da FAB
- Os F-5 da Jordânia, agora na FAB
- F-5M: contratada a modernização dos onze “jordanianos”
- Modernização de 11 aviões da FAB está avaliada em US$ 158 milhões
- Modernização dos F-5 da FAB: mais onze radares Grifo contratados
- F-5EM: por que é ‘bicudo’, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: instalação do canhão, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: pilones, lançadores e outros detalhes interessantes
- F-5EM: fundo plano, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: antenas do RWR, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: ‘cinturinha de vespa’, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: difusores ‘embutidos’, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: dispositivo do HMD, entre outros detalhes interessantes