Esquadrão que voava F-7P termina conversão para JF-17 na Força Aérea do Paquistão

32

Agora são quatro esquadrões equipados com o JF-17 Thunder na Força Aérea do Paquistão, após o reequipamento completo e a introdução formal do caça no Esquadrão Multitarefa No 2, que tem entre suas missões a defesa das áreas costeiras

Em nota divulgada na última segunda-feira, 11 de abril, a Força Aérea do Paquistão (PAF – Pakistan Air Force) informou que o caça JF-17 Thunder foi formalmente incorporado ao Esquadrão Multitarefa No 2, que conta com grande prestígio na PAF. A unidade é abrigada na Base Aérea de Masroor.

Com essa introdução do caça no Esquadrão No 2, a PAF passa a operar a aeronave em 4 esquadrões, engajados em todos os tipos de operações, segundo a nota.

Reportagem do jornal paquistanês Dawn sobre o evento informou que as outras três unidades equipadas com o JF-17 na PAF são o Esquadrão No 26 (Black Spiders) de Peshawar, o No 16 (Black Panthers) de Kamra e a Escola de Comandantes de Combate de Sargodha.

25 anos com o F-7P – Conforme informações disponibilizadas pela PAF, o Esquadrão No 2 foi ativado em Mauripur em junho de 1956, inicialmente como uma unidade de conversão para a caça, tendo realizado também missões de apoio aéreo aproximado nos conflitos de 1965 e 1971. Em agosto de 1990, foi renomeado Esquadrão de Superioridade Aérea No 2, ganhou o código fádio “Minhas” e recebeu caças F-7P de fabricação chinesa.

Durante o quarto de século em que voou com o F-7P, a unidade cumpriu também missões de prontidão operacional na segurança marítima, e participou em diversos exercícios com a Marinha do Paquistão, além do Exercício “Inspired Alert” com a Marinha dos EUA.

Nas duas imagens acima, caças F-7P, modelo que equipou o Esquadrão No 2 entre 1990 e 2015, unidade que agora foi reequipada com o JF-17 Thunder- fotos PAF

A reportagem do jornal Dawn acrescentou que no Esquadrão No 2 o JF-17 substituiu alguns dos mais antigos caças F-7P do inventário da PAF, e que o processo de substituição pelo JF-17 Thunder, iniciado em agosto de 2015, permitiu transformar a unidade de um Esquadrão de Superioridade Aérea para um Esquadrão Multitarefa.

JF-17 é prioridade – A cerimônia em Masroor, que formalizou a incorporação do JF-17 ao Esquadrão Multitarefa No 2, contou com a presença do marechal do ar Sohail Aman, chefe do Estado Maior da PAF. Em seu pronunciamento, ele reiterou que o JF-17 “continua nossa mais alta prioridade”.

Cerimônia de incorporação oficial do JF-17 no Esquadrao Multitarefa 2, a quarta unidade da Força Aérea do Paquistão (PAF) a ser equipada com o caça. Na imagem, as autoridades presentes à cerimônia. Foto PAF

O reequipamento do esquadrão com o JF-17 ajudará, segundo a nota da PAF, no equilíbrio estratégico. A unidade possui entre suas responsabilidades a garantia da proteção das comunicações marítimas e a defesa das áreas costeiras, com total apoio à Marinha do Paquistão em suas operações ofensivas.

Segundo a reportagem do Dawn, o JF-17 tem capacidade de ataque além do alcance visual, podendo empregar dois mísseis de cruzeiro antinavio do tipo C-802A.

FOTOS: Força Aérea do Paquistão (exceto a penúltima imagem, da cerimônia oficial, as demais fotos das aeronaves JF-17 e F-7 estão em caráter meramente ilustrativo)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz