Bombardeiros B-52 da Força Aérea dos EUA (USAF) chegaram à Base Aérea de Al Udeid, no Qatar, sábado passado e se juntaram à Operação Inherent Resolve, a campanha liderada pelos EUA contra o grupo Estado Islâmico.

Esta é a primeira vez que a Força Aérea usará os aviões da época da Guerra Fria, na luta contra ISIS no Iraque e na Síria. Não foi divulgado o número exato de bombardeiros, mas sabe-se que eles são prevenientes da Base Aérea de Barksdale, Louisiana.

“Como uma plataforma multi-função, o B-52 oferece diversas capacidades, incluindo o lançamento de armas de precisão e a flexibilidade e a resistência necessária para apoiar as prioridades do comandante e fortalecer a equipe de coalizão”.

Em março, oficiais da Força Aérea deram indícios que alguns “BUFF” iriam substituir os B-1, que retornaram para os EUA em janeiro.

“Houve melhorias de infra-estrutura recentemente. Elas permitem agora o emprego dos B-52 no teatro”, informou a secretária da Força Aérea, Deborah Lee James, no último dia 7 de março.

FONTE: Air Force Times

wpDiscuz