Capacidade, que vinha sendo exercitada apenas em grandes operações, deverá voltar a ser treinada várias vezes ao ano pelas unidades. Métodos de dispersão utilizam veículos veteranos, adaptados, e seis técnicos por aeronave

Em nota publicada em 30 de março, as Forças Armadas Suecas divulgaram informações e fotos sobre testes de conceitos e métodos para apoio a seus caças Gripen, durante atividades diurnas, visando aprimorá-los e aumentar essa prática.

No inverno passado, a Ala Norrbotten (F21) de Luleå já havia treinado a dispersão das aeronaves e do apoio, realizado por pessoal de terra, em locais diferentes dos que se usa no dia a dia da base. Agora vem a nova fase, de praticar o apoio disperso em outras bases militares.

Retomada  – A nota informa que esse tipo de exercício era mais comum no passado, mas a capacidade não vinha sendo praticada de forma constante, apenas em grandes exercícios com significativos deslocamentos de pessoal. Assim, foi preciso redescobrir a capacidade de dispersar o pessoal, desenvolver novos conceitos, incluindo a adaptação de veículos terrestres já veteranos (os chamados “off-road vehicle 5”) para o transporte de pessoal e material, para apoio às aeronaves.Adaptaram-se os compartimentos de carga para levar materiais e munições, de forma ao transporte ser seguro, e os bons resultados das adaptações dos velhos veículos atraiu a atenção de outras unidades. Dois veículos e seis técnicos por aeronave – A Ala F 21 foi a primeira a desenvolver o novo conceito para retomada da capacidade de apoio disperso, e testou-o na Base de Vidsel, focando no uso do mínimo de recursos. Para apoiar cada caça Gripen, são empregados dois veículos veteranos adaptados, com reboques, e seis técnicos.Agora o conceito será praticado em diversas ocasiões no ano, na F 21, em Vidsel e em Jokkmokk. O objetivo geral é incrementar a disponibilidade de todas as unidades de combate, retomando capacidades básicas. VEJA TAMBÉM:
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