Ministro da Defesa indiano diz que acordo do Rafale está avançando, mas devagar

20

Velocidade do acordo não é suficiente, disse o ministro da Defesa Manohar Parrikar. Ele também afirmou que não vai colocar um prazo final porque o problema ‘é dinheiro’

Segundo reportagem publicada pelo jornal indiano Economic Times nesta segunda-feira, 28 de março, o ministro da Defesa da Índia, Manohar Parrikar, admitiu que a velocidade do acordo para a compra de 36 caças Dassault Rafale “não é suficiente”. Por outro lado, Parrikar afirmou que espera, mesmo já tendo passado um ano do anúncio do acordo governo a governo para compra das aeronaves, que o contrato seja concluído “muito em breve”.

As declarações foram dadas em uma coletiva de imprensa durante o evento de defesa Defexpo, em Quepen (Goa – Índia). O ministro afirmou: “Estamos encarando com muita seriedade, definitivamente, o acordo do Rafale. E ele definitivamente está avançando, embora eu concorde que a velocidade não é suficiente”. Parrikar também disse que a França e a Índia concluirão o acordo “muito em breve”, acrescentando: “Não vou colocar um prazo final porque, no momento, o dinheiro é um problema, e nós precisamos conseguir um bom acordo.”

Estima-se que o preço para os 36 caças Rafale, incluindo sistemas de mísseis e apoio, chegue a Rs 65.000 crore, mas a Índia gostaria de gastar aproximadamente Rs 59.000 crore (nota do editor: os valores do contrato variam de fonte para fonte, e nesse caso aparentemente os números equivaleriam a quase 10 bilhões de dólares para o preço pedido e pouco menos de 9 bilhões para o que se pretende pagar – leitores mais familiarizados com o sistema monetário indiano de múltiplos da rúpia podem ajudar na conversão correta). 

FOTOS: Força Aérea Francesa e Dassault

VEJA TAMBÉM:

 

wpDiscuz