Em nota divulgada na semana passada, o Ministério da Defesa da República Tcheca informou que, pela terceira vez, defenderá o espaço aéreo da Islândia com seus caças Gripen.

A proposta do ministro da Defesa Martin Stropnického foi aprovada pelo governo tcheco, e cinco caças supersônicos Saab Gripen (um deles na função de reserva) cumprirão a missão na Islândia entre 26 de setembro e 10 de novembro.

O contingente deverá somar 75 pessoas, operando na Base Aérea de Keflavik e o custo do desdobramento está estimado em 36 milhões de coroas tchecas (aproximadamente 1,5 milhão de dólares ou 5,5 milhões de reais).

Os pilotos da Força Aérea da República Tcheca já participaram de quatro missões fora do país, sempre em revezamentos de policiamento aéreo da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para defesa dos países Bálticos e da Islândia.

Da última vez em que policiaram os céus islandeses, foram voadas cerca de 150 horas. Ainda segundo a nota, os pilotos tchecos apreciam essa oportunidade em especial para o treinamento sobre o mar, o que incluindo voos em baixas altitudes.

FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz