Frota de M-346 da Itália subirá para 18 unidades com novo contrato, cujo valor informado é de 300 milhões de euros. Primeira campanha de emprego dos jatos já em operação na Força Aérea Italiana, na função de LIFT – Lead In Fighter Trainer, acaba de ser completada na fase ar-solo. No degrau abaixo do treinamento, M-345 deverá substituir o MB-339

Em nota divulgada na terça-feira, 22 de março, a Força Aérea Italiana informou a assinatura de contrato junto a Finmeccanica para a aquisição de 9 jatos de treinamento avançado e conversão à primeira linha de pilotos de caça (Lead In Fighter Trainer – LIFT) Aermacchi M-346. A Aermacchi é uma empresa do grupo Finmeccanica.

O contrato foi assinado no dia 18 de março pelo engenheiro Filippo Bagnato e pela doutora Grazia Nunnari no escritório do chefe de estado maior da Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare), o General de Esquadra Aérea Pasquale Preziosa, com a presença do principal responsável pelo programa, o general inspetor chefe Francesco Langella, diretor de Armamento.

Acima e abaixo, fotos divulgadas pela Força Aérea Italiana da assinatura do contrato em 18 de março de 2016, para mais 9 jatos M-346 destinados à Itália

Entregas serão completadas em 2018 – Com a nova aquisição, a encomenda total de jatos T-346A (denominação da Força Aérea Italiana) para a Itália sobe para 18 exemplares. As entregas dos 9 aviões encomendados começarão já neste ano e se estenderão até 2018, e o acordo também compreende apoio logístico e uma nova fase de desenvolvimento do avançado sistema integrado de adestramento, no qual a aeronave é um dos componentes.

O sistema inclui auxílios digitais, simuladores e infraestrutura em terra, instalados na Base Aérea de Lecce-Galatina. A base abriga o 61° Stormo, que opera o jato M-346A, e o sistema completo (meios em terra e aeronaves) visa dar aos pilotos as capacidades indispensáveis para operação de caças de quarta e quinta gerações.

No degrau abaixo, o jato M-345 deverá substituir o MB-339 – A nota também informou que se espera concluir, em breve, a aprovação para adquirir o jato treinador intermediário M-345, degrau anterior à passagem do futuro piloto de caça pelo M-346.

O jato M-345 (fotos abaixo) deverá substituir os atuais aviões MB-339 (penúltima foto da matéria), tanto no treinamento que confere o brevê de piloto militar aos alunos quanto na equipe de demonstração “Frecce Tricolori” da Força Aérea Italiana.

Acima e abaixo, fotos da Alenia Aermacchi jato M-345, destinado ao degrau anterior ao treinamento realizado pelo M-346, e que deverá substituir o MB-339 atualmente em serviço na Força Aérea Italiana

Valor do contrato é de 300 milhões de euros – O grupo Finmeccanica também divulgou nota informando mais detalhes sobre o negócio. O contrato assinado entre o grupo e a Direção de Armamento Aeronáutico do Ministério da Defesa tem valor de 300 milhões de euros (aproximadamente 337 milhões de dólares ou 1,2 bilhão de reais).

O diretor geral do grupo Pinmeccanica, Mauro Moretti, declarou na ocasião que o M-346 é “o avião de treinamento mais avançado disponível hoje no mercado, único no mundo”, destacando também que o jato é candidato ao desenvolvimento da plataforma na qual se baseará o “novo avião de treinamento do ‘Top Gun’ americano”.

Com essa encomenda, sobe para 68 exemplares a quantidade vendida de jatos M-346, sendo 18 para a Itália, 30 para Israel, 12 para Singapura e 8 para a Polônia.

Primeira campanha de adestramento ar-solo completadaNesta quarta-feira, 23 de março, a Força Aérea Italiana divulgou nota com informações sobre o atual estágio de emprego dos jatos T-346A já recebidos pela força. No dia anterior (22), o Departamento Experimental e de Padronização de Tiro Aéreo de Decimomannu concluiu a campanha de adestramento do 212º Grupo de Voo do 61º Stormo, junto aos alunos do curso LIFT (Lead In-to Fighter Training).

Trata-se da fase IV do treinamento de emprego da chamada primeira linha (linee aerotattiche) da Aviação de Caça da Força Aérea Italaliana. Participaram também pilotos de outras nacionalidades, nessa campanha que visou a qualificação no emprego ar-solo, e na qual pela primeira vez houve participação do jato T-346A. Foram realizados ataques simulados de alto e baixo ângulos, e as missões também incluíram engajamentos ar-ar com cenários crescentes de dificuldade.

Otimização e treinamentos WVR e BVR – Com o emprego do T-346A dentro do novo programa de treinamento, aproveitando-se das capacidades e características deste jato recém-introduzido na Força Aérea Italiana, espera-se atingir um nível mais alto de proficiência, reduzindo-se também o tempo necessário para o emprego operacional em cenários reais e otimizando, como consequência, os recursos disponíveis.

Ainda segundo a nota, aproveitou-se na campanha a oportunidade de testar formaturas mistas e confrontar o treinamento realizado com aeronaves diferentes, com engajamentos dentro do alcance visual (WVR – Within Visual Range) com jatos FT339C (denominação dos treinadores MB-339, vistos na foto abaixo) e além do alcance visual (BVR – Beyond Visual Range) com o T-346A, em missões de interceptação e escolta.

Jatos FT339C / MB339 empregados nas formações mistas com o M-346 da campanha de adestramento. Espera-se que estes jatos sejam substituídos pelo M-345 no degrau anterior do treinamento proporcionado pelos novos M-346 – foto Forca Aerea Italiana

A finalização deste curso LIFT no 61° Stormo está programada para o mês de maio.

Características do T-346A (dados da Força Aérea Italiana):

  • Comprimento: 11.49m
  • Altura: 4.98m
  • Envergadura: 9.72m
  • Área alar: 23.52 m2
  • Peso máximo de decolagem: 9.600kg
  • Carga máxima externa: 3.000kg
  • Velocidade máxima: 590 ktas
  • Velocidade limite: 572 keas/Mach 1.2
  • Velocidade de stall: 95 kcas
  • Taxa de ascensão inicial: 22.000pés/min
  • Teto de operação: 45.000 pés
  • Máximo fator de carga sustentado ao nível do mar: 8g
  • Máximo fator de carga sustentado a 15.000 pés: 5.2 g
  • Taxa de curva máxima sustentada: 13deg/sec
  • Distância de decolagem ao nível do mar: 400 m
  • Distância de pouso com 20% de combustível interno, ao nível do mar: 550 m
  • Fatores máximos de carga: +8/-3g

FOTOS: Força Aérea Italiana e Alenia Aermacchi

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