Entre 24 de fevereiro e 11 de março foi realizado o Exercício DACT 2016 a partir da Base Aérea de Gando, nas Ilhas Canárias (Espanha). Segundo notas divulgadas pela Força Aérea Espanhola (Ejercito del Aire), acompanhadas das fotos e vídeo aqui publicados, o exercício comprovou a capacidade de resposta tanto das forças permanentes estacionadas na zona quanto as que foram desdobradas para participar das atividades sobre o arquipélago.

 

Os voos envolveram aeronaves F-18, Eurofighter, Falcon 20 e Aviocar da Força Aérea Espanhola, AV-8B Harrier da 9ª Esquadrilha da Armada Espanhola, Mirage 2000 da Força Aérea Francesa, Eurofighter da Força Aérea Alemã, F-16 da Força Aérea Belga e um E3-A AWACS da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). No papel de “agressores”, voaram jatos A-4 Skyhawk da empresa Top Ace Inc.

Ainda segundo os informes da Força Aérea Espanhola, o exercício compreendeu um programa de adestramento aéreo avançado em combate ar-ar que exercitou o sistema de defesa aérea do arquipélago. O controle tático das operações foi exercido pelo Grupo de Alerta e Controle das Canárias, seguindo as diretrizes do Centro de Operações Aéreas do Comando Aéreo de Combate da Força Aérea Espanhola.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz