Seminário Anual Gripen 2016
A Saab, empresa de defesa e segurança, realizou no dia 17 de março de 2016 o Seminário Anual Gripen, em Estocolmo (Suécia), com a participação da imprensa, analistas financeiros e investidores. O seminário apresentou as novidades e o status do programa Gripen.
Em 18 de maio, a primeira aeronave Gripen E de próxima geração será apresentada em Linköping (Suécia). Por ser um marco importante na evolução do caça, durante o Seminário Anual Gripen foram fornecidas informações atualizadas sobre o programa e o mercado global de caças, sob a perspectiva da Saab.
Os palestrantes foram Ulf Nilsson, chefe da área de negócios de Aeronáutica da Saab e Richard Smith, chefe de vendas e marketing do Gripen.
DESTAQUES DO SEMINÁRIO
- O seminário começou destacando a força do Gripen no mercado, com a atual base de usuários, o número de encomendas do Gripen E pela Suécia e Brasil, os aperfeiçoamentos em curso nos Gripen C/D e os desenvolvimentos futuros da aeronave.
- A Saab tem como alvo vender 400 caças Gripen nos próximos anos.
- A vitória no Brasil mudou o jogo em favor do Gripen e agora a Saab está em conversações com a Colômbia para uma solução customizada para aquele país.
- O Gripen também disputa novas encomendas na Europa e na Ásia.
- O Gripen continuará evoluindo nas versões C/D e E/F, para garantir a flexibilidade de soluções para diferentes clientes.
- O Sea Gripen está entre os desenvolvimentos (tendo como alvo a Índia e o Brasil), além de novas armas e novos sensores.
- A filosofia de desenvolvimento do Gripen é diferente dos demais caças, pois busca aperfeiçoamentos contínuos ao invés de atualizações de meia-vida.
- A última atualização do software de missão do Gripen C/D possibilita o emprego do novo míssil ar-ar BVR Meteor, considerado “game changer”, aumentou a capacidade do data-link e melhorou a capacidade de guerra eletrônica (EW).
- A transferência de tecnologia para o Brasil está em pleno funcionamento, em 50 projetos chave. Mais de 107 brasileiros estão na Suécia, um segundo grupo chegará em abril. No total mais de 350 engenheiros brasileiros vão participar do programa.
- A Embraer terá um centro de desenvolvimento e um centro de ensaios em voo em Gavião Peixoto – SP, para desenvolver, produzir e manter o Gripen no Brasil.
Assista abaixo ao vídeo completo do seminário: