Montagem do Gripen E

Na última quinta-feira, 17 de março de 2016, a Saab divulgou o vídeo acima em seu canal do youtube. O vídeo, de pouco menos de um minuto de duração, traz alguns destaques da construção do primeiro protótipo do Gripen E (monoposto), a nova geração do caça sueco, cuja apresentação oficial está marcada para 18 de maio deste ano.

Trata-se do protótipo 39-8, que é a primeira célula construída já de fábrica com as principais modificações estruturais relacionadas às diversas melhorias da nova geração: motor GE F414 mais potente do que o Volvo RM12 derivado do F404 das versões anteriores, trem de pouso reposicionado sob as raízes das asas para gerar mais espaço na fuselagem para combustível, dois pilones extras sob a fuselagem para ampliação da carga externa, novo radar e aviônica, entre outras alterações.

O exemplar 39-7, demonstrador do Gripen de nova geração (NG) fotografado pelo Poder Aéreo decolando de Malmen, na Suécia, em 2010. Desde 2008, a aeronave vem demonstrando e testando diversas modificações como o novo motor e o trem de pouso reposicionado, e mais recentemente o radar AESA e o sensor IRST.

O exemplar 39-8 se segue ao demonstrador 39-7 da foto acima, que é uma célula de Gripen D (biposto) que sofreu adaptações para receber o novo motor e o trem de pouso reposicionado entre as demais alterações da nova geração, e que desde 2008 apresenta e testa boa parte das modificações da nova geração do Gripen. O planejamento é produzir mais dois protótipos, que receberão os numerais 39-9 e 39-10, para realização de todas as campanhas de testes do Gripen E.

Fotos já divulgadas anteriormente mostravam o protótipo em fases até mais avançadas de montagem do que algumas cenas do vídeo, mas não tiram o interesse do mesmo, por mostrar algumas fases cruciais da montagem como a junção asas / fuselagem. Para ver matérias anteriores com outras fotos e informações, clique nos links abaixo.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz