Avião de transporte chinês Xian Y-20 deve entrar em serviço em 2016
Pequim, 29 de fevereiro – O avião Y-20 de transporte militar de grande porte da China, construído pela Xian Aircraft Industrial Corporation, pode entrar em serviço este ano.
O Diário do Povo (People’s Daily Online), uma publicação oficial do Partido Comunista da China, publicou a avaliação feita por Xu Yongling, um especialista militar.
Xu, falando em uma entrevista com a publicação, disse que a entrada em serviço este ano é provável, já que não houve gargalos durante as fases de desenvolvimento e fabricação da aeronave.
O Y-20 Kunpeng, também conhecido como “Gordinha”, fez seu primeiro voo em 2013. É o quarto avião de transporte com peso máximo de decolagem de 200 toneladas do mundo, seguindo os Estados Unidos, Rússia e Ucrânia.
“Este não é apenas um progresso para a indústria chinesa de defesa nacional, mas também um marco da modernização industrial e militar”, disse Xu.
O Y-20 tem uma capacidade de carga de 66 toneladas, uma velocidade de cruzeiro de 570 milhas por hora, e um alcance de cerca de 2.796 milhas com carga completa.
Além do transporte de carga e tropas, o avião pode ser usado para vigilância marítima e alerta aéreo antecipado.
“Quanto a desenvolvimentos militares futuros, o transporte por via aérea não depende apenas do Y-20, mas também de outros jatos de carga militar, que a China pode desenvolver nos próximos cinco a dez anos, disse Xu.
FONTE: UPI.com